Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez

Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Fotografia de InterioresEs Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraEs Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Fotografia de Interiores, Armário, Porta, PrateleiraEs Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Fotografia de InterioresEs Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Mais Imagens+ 50

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  94
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marià Castelló
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerámica Mano Alzada, Cerámica la Andaluza, Cerámicas Ferrés, Corian, Diabla Outdoor, ELEVATE, Marià Castelló, Architecture
  • Coordenação De Obra: Lorena Ruzafa, Marià Castelló
  • Arquiteto Técnico: José Luís Velilla Lon
  • Estrutura: Ferran Juan Nicolau
  • Instalações: Javier Colomar Riera
  • Equipe De Projeto: Lorena Ruzafa, Marga Ferrer
  • Construtor: Toni 13
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Fotografia de Interiores
© Marià Castelló

"Es Pou de Can Marianet Barber" é o nome de lugar histórico do interior da ilha de Formentera. Um terreno rural onde várias pré-existências condicionam a inserção desta pequena primeira residência no território. Entre elas estão as seculares paredes de pedra seca, assim como a organização das plantações. A intervenção está localizada na parte oeste do terreno, paralela a um caminho de mais de um quilômetro de comprimento, voltada para o sul e protegida do sol oeste por uma massa de vegetação, liberando assim a área mais fértil para dar continuidade à atividade agrícola existente.

Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Fotografia de Exterior
© Marià Castelló

Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Imagem 49 de 55
Axonométrica
Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Marià Castelló

A proposta é dividida em três volumes, que organizam o programa e dimensionam os espaços de acordo com a escala da paisagem. Do sul para o norte, o primeiro corpo abriga uma varanda que oferece proteção solar, o segundo contém o programa mais público e o terceiro dois quartos. Entre elas há faixas transversais que separam fisicamente os volumes, garantindo ventilação e iluminação, assim como serviços e conexões. Em frente à casa há uma cisterna que a torna auto-suficiente em termos de abastecimento de água, enquanto oferece um solário para os meses mais frios do ano.

Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Marià Castelló
Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Imagem 48 de 55
Planta Térreo
Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Fotografia de Interiores, Armário, Porta, Prateleira
© Marià Castelló

A partir do interior da casa e através da varanda descobrimos perspectivas profundas em direção à paisagem plana dos campos de trigo e aveia, onde predominam a cor suave e quente da terra e os verdes silenciosos das amendoeiras e figueiras. A luz, a cor e o material da área externa são trazidos para o interior da casa pela cerâmica e a madeira, dois materiais nobres que se combinam de forma sutil e atemporal.

Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Marià Castelló
Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Imagem 54 de 55
Elevações internas
Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Fotografia de Interiores, Porta
© Marià Castelló

O calor da terra é transferido para o teto e pisos, resolvidos a partir de abóbadas de cerâmica tipo Majorcan e telhas prensadas de terracota. As telhas também são utilizadas para resolver vários outros elementos, tais como revestimento de fachadas, acabamento do teto, a cabeceira do quarto principal, ou cascalho, processando in situ os resíduos dos elementos cerâmicos utilizados. O frescor associado à cor da vegetação predomina nas áreas úmidas, onde algumas paredes verticais são revestidas de pastilhas de vidro de cor verde diluída e dimensões idênticas às demais peças. A luz é filtrada para o interior através de sua passagem pelas celosías cerâmicas, gerando, por sua vez, um fluxo constante de luz e sombra.

Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Fotografia de Interiores
© Marià Castelló

A coerência e a harmonia material levaram a resolver com mecanismos elétricos de porcelana branca vitrificada a integração das instalações em locais singulares como a cabeceira do quarto principal, bem como outros mais comuns como os soquetes de lâmpadas e banheiros. Também projetamos especificamente para este projeto um conjunto de luminárias e peças especiais feitas à mão com fôrmas feitas em nosso estúdio, buscando sua integração cromática e dimensional no contexto do revestimento. 

Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez - Fotografia de Interiores
© Marià Castelló

A maior parte dos móveis foi projetada e integrada na própria arquitetura, enquanto ícones como a poltrona Torres Clavé, datada de 1934, ou as tradicionais cadeiras Formentera prestam homenagem à tradição do artesanato mediterrâneo. Outras peças mais contemporâneas, como a mesa e mesas de café da série D12 projetada por Marià Castelló e Lorena Ruzafa para Diabla Outdoor, fornecem um material leve e um contraponto cromático ao conjunto.

A origem de algumas das soluções deste projeto está intimamente ligada ao projeto artístico "Fragments d'Arquitectura" ("Fragmentos de Arquitetura"), desenvolvido em paralelo: https://m-ar.net/fragments-darquitectura/

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Es Pou. Residência em Formentera / Marià Castelló Martínez" [Es Pou. Vivienda en Formentera / Marià Castelló Martínez] 26 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960353/es-pou-residencia-em-formentera-maria-castello-martinez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.