Casa Rocha / The Grid Architects

Casa Rocha / The Grid Architects

© Photographix India© Photographix India© Photographix India© Photographix India+ 26

Ahmedabad, Índia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1100 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografias:  Photographix India
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Aluglaze
  • Arquitetos Responsáveis:Designers – Mr. Snehal Suthar and Ms. Bhadri Suthar
  • Projeto Executivo:Mr. Keyur Patel, Mr. Vishvajit Hada
  • Cidade:Ahmedabad
  • País:Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Photographix India
© Photographix India

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Rocha é uma pequena e íntima casa de veraneio em Gujarat, Ahmedabad, na Índia, que celebra a materialidade e a relação entre o que é feito pelo ser humano e o que é natural. O projeto busca reduzir sua pegada de carbono com estratégias como usar materiais terrosos e locais com mão de obra do entorno na construção, ou ainda deixar o entorno o mais intocável possível.

© Photographix India
© Photographix India

A casa acolhe um casal que desejava um espaço que conciliasse privacidade com transparência e possuísse uma forte ligação com o exterior. A chave para este projeto foi construir uma casa em meio à natureza, em vez de tecer a natureza em casa. O projeto resguarda por uma modéstia em consideração ao meio ambiente, bem como uma consciência de que uma casa de veraneio deve oferecer uma experiência fundamentalmente diferente de uma casa do dia a dia. As matérias-primas naturais foram o principal meio pelo qual esse princípio orientador foi articulado.

© Photographix India
© Photographix India

Além de seu envelope orgânico, a casa possui elementos d'água e é cercada por espécies locais de plantas repelentes de insetos - desenvolvendo assim seu próprio micro-ecossistema. O programa e o planejamento também foram orientados por esse objetivo de comunhão com a natureza. O projeto busca minimizar a forma construída, projetada como um abrigo para atividades essenciais, partindo do princípio que a maior parte do dia será passada ao ar livre.

© Photographix India
© Photographix India
Implantação
Implantação
© Photographix India
© Photographix India

O local é cercado por grandes árvores maduras que atuam como uma barreira natural ao sol, protegendo todos os caminhos e o entorno da casa. Eles fornecem abrigo e sustento para uma pequena fauna, que conta com uma variedade de pássaros, entre outros animais, estimulando a biodiversidade. Conscientemente, o projeto evita fragmentar a paisagem geral com paredes e limites, fazendo a casa depender mais dos limites naturais criados pela vegetação para uma noção de privacidade.

© Photographix India
© Photographix India

A forma é articulada como um modesto bloco em forma de H, em um único pavimento que incide suavemente sobre o local. A casa é elevada meio metro para atingir uma altura que permita vistas do entorno. A fachada usa pedra amarela tipo Dhrangadhdra, de origem local, tanto para a fundação quanto para as fachadas, dai o nome da casa: Casa Rocha. 

© Photographix India
© Photographix India

Alinhadas com a filosofia central do projeto, as paredes de pedra de 30 cm de espessura retêm a forma bruta original do material, tanto dentro quanto fora, e dispensam qualquer tipo de camadas de acabamento. Os vidros do chão ao teto fortalecem a conexão da casa com a natureza, tornando seu jogo de luz e sombras uma parte íntima da experiência interna. Os espaços habitáveis não têm colunas para permitir uma visão desobstruída dos arredores. A fachada de pedra e vidro funciona como uma ponte que liga a casa ao paisagismo verde.

© Photographix India
© Photographix India

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rocha / The Grid Architects" [Rock House / The Grid Architects] 23 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960280/casa-rocha-the-grid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.