Casa Jardim das Jacas / Wallmakers

Casa Jardim das Jacas / Wallmakers - Fotografia de ExteriorCasa Jardim das Jacas / Wallmakers - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Jardim das Jacas / Wallmakers - Fotografia de Interiores, VigaCasa Jardim das Jacas / Wallmakers - Fotografia de ExteriorCasa Jardim das Jacas / Wallmakers - Mais Imagens+ 17

Vengola, Índia
  • Arquitetos Responsáveis: Vinu Daniel
  • Arquitetos: Melvin Davis, Shobitha Jacob, Shafeek Y.K., Vijith C.V. Farhan Mohammed, Shyamala Baskaran, Pratika Bandiwadekar, Keerthi Kausalya, Dhawal Dasari, Kaveri Dhawan, Akash Sharma, Sagar Kudtarkar, Pushkar Sharma, Ajmal Khan, Sukanya Balaji, Pinak Bhapkar, Bibu Behanan, Sreyas Unni, U.S.Anandhita, Sriviji Nachimuthu, Neeraj S. Murali
  • Estagiários: Sagar Jayaram, Veena T.A., Albin, Evelyn , Sona Roy, Shreya Bhattacharya, Rosh V. Saji, Niha Baby
  • Carpintaria: Sharath Prasad and team, Sebastin and team
  • Cidade: Vengola
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Jardim das Jacas / Wallmakers - Fotografia de Exterior
© Anand Jaju, Syam Sreesylam

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa, como o nome sugere, é uma residência para o Sr. Riaz, cujo próprio projeto surgiu da tentativa de preservar a enorme jaqueira que crescia em um canto do lote. Outra consideração a ter em mente é que projetar para uma família grande também significa que a privacidade é de extrema importância se quisermos que os espaços comuns sejam inclusivos.

Casa Jardim das Jacas / Wallmakers - Fotografia de Interiores
© Anand Jaju, Syam Sreesylam
Casa Jardim das Jacas / Wallmakers - Imagem 22 de 22
Planta - Térreo
Casa Jardim das Jacas / Wallmakers - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
© Anand Jaju, Syam Sreesylam

Isso deu forma à ideia de uma parede composta que gira em torno da árvore e se retorce para cima para se juntar ao deck de cimento armado da casa. Isso, por sua vez, criou um pequeno espaço íntimo, como um jardim zen japonês, que oferece ampla sombra e privacidade e também é facilmente acessível a partir da cozinha.

Casa Jardim das Jacas / Wallmakers - Fotografia de Interiores, Escada
© Anand Jaju, Syam Sreesylam

A casa é amplamente construída com CSEB (Blocos de Terra Estabilizados Comprimidos) e paredes de taipa com aberturas estrategicamente colocadas para ventilação cruzada. Os CSEBs são blocos de terra preparados pela compressão de cascalho, areia e cimento e cuja energia incorporada (1.112,36 MJ / m3) é quatro vezes menor que a de um tijolo queimado (4.501,25 MJ / m3).

Casa Jardim das Jacas / Wallmakers - Fotografia de Interiores, Viga
© Anand Jaju, Syam Sreesylam

Essas paredes suportam a carga das lajes de ferrocimento, que são arcos pré-moldados reforçados com aço com espessura efetiva de 1,5 cm. Elas efetivamente reduzem o consumo total de cimento em 40% e o consumo de aço em 30% e estão no mesmo nível das lajes de concreto armado em todos os outros aspectos, incluindo a resistência.

Casa Jardim das Jacas / Wallmakers - Fotografia de Exterior
© Anand Jaju, Syam Sreesylam

A escada que flutua acima do átrio com iluminação natural é como um tecido que se estende sobre uma série de tubos que se cruzam. Devido ao grande tamanho da abertura, essa estrutura foi projetada recolhendo tubos descartados do ferro-velho.

Casa Jardim das Jacas / Wallmakers - Fotografia de Exterior
© Anand Jaju, Syam Sreesylam
Casa Jardim das Jacas / Wallmakers - Imagem 21 de 22
Planta - Primeiro Pavimento

Esses tubos ganham vida e se dobram para dentro e para fora para se tornarem luminárias em todas as salas, propagando a ideia de que usar esses materiais de sucata em vez de materiais novos não está apenas relacionada ao conceito de reaproveitamento, mas também ajuda a criar peças de arte que projetam variados padrões de sombras nas paredes ao longo do dia. 

Casa Jardim das Jacas / Wallmakers - Fotografia de Exterior
© Anand Jaju, Syam Sreesylam

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jardim das Jacas / Wallmakers" [Jack Fruit Garden Residence / Wallmakers] 19 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960048/casa-jardim-das-jacas-wallmakers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.