Casa Duraznos / V Taller

Casa Duraznos / V Taller - Fotografia de InterioresCasa Duraznos / V Taller - Fotografia de Interiores, FachadaCasa Duraznos / V Taller - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Duraznos / V Taller - Fotografia de InterioresCasa Duraznos / V Taller - Mais Imagens+ 26

Zapopan, México
  • Arquitetos: V Taller
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  517
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias :Miguel Valverde, Daniel Villanueva, Fernanda Leonel de Cervantes,
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Cementos Cruz Azul
  • Arquitetos Responsáveis: Daniel Villanueva, Miguel Valverde
  • Equipe De Projeto: Sergio Chavez, Lorena Aguilar, Alejandra Duarte, Andrea Castro, Karina Ortega
  • Cidade: Zapopan
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Duraznos / V Taller - Fotografia de Interiores, Fachada
© Miguel Valverde

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Duraznos é o resultado natural de conexões orgânicas e fortuitas. Para começar, e por se tratar de um contexto urbano, o terreno tem uma forma muito particular, permitindo-nos pensar e visualizar um projeto sem fachada principal; A entrada torna-se assim uma experiência de percurso que vai do ruído da cidade ao silêncio da casa, um acontecimento fenomenológico onde o primeiro contato que o usuário tem com a casa é através de paredes que guiam e envolvem para depois surpreender com um jardim.

Casa Duraznos / V Taller - Fotografia de Interiores
© Miguel Valverde
Casa Duraznos / V Taller - Imagem 15 de 31
Croquis
Casa Duraznos / V Taller - Fotografia de Interiores, Viga
© Miguel Valverde

O terreno e o programa sempre irão determinar o resultado do projeto, neste caso, os clientes foram outra parte essencial para o desenvolvimento do desenho, já que tinham a intenção de explorar os elementos das fazendas de Yucatan, buscando uma linguagem atemporal; uma casa que, como nas fazendas da região, começa a se desfragmentar, com espaços em diferentes alturas que permitem que cada área tenha seu próprio ambiente. Lembrando como essas casas se estruturam a partir do arco, a força que tem a nível estrutural e o peso que a imagem do arco tem na memória coletiva como um elo imediato com o passado, decidimos reinterpretá-lo com um material contemporâneo, como o concreto. As paredes, por sua vez, são revestidas com um material que remete ao chukum, uma espécie de estuque à base de resina de árvore usada nas fazendas de Yucatán.

Casa Duraznos / V Taller - Fotografia de Interiores
© Miguel Valverde
Casa Duraznos / V Taller - Imagem 28 de 31
Planta - Térreo
Casa Duraznos / V Taller - Fotografia de Exterior
© Fernanda Leonel de Cervantes

Todos estes elementos convergem em Duraznos, onde o térreo resulta em um jogo de volumes que gera encontros inesperados com a paisagem, enquanto no pavimento superior cria-se uma experiência mais íntima e privada, proporcionando luz indireta, procurando surpreender com a vegetação. Encontros semelhantes aos que ocorrem em Chiapas ou na Huasteca Potosina, diferentes regiões tropicais do país, onde a umidade faz surgir vegetação em qualquer buraco disponível.

Casa Duraznos / V Taller - Fotografia de Exterior
© Miguel Valverde
Casa Duraznos / V Taller - Imagem 26 de 31
Corte Longitudinal
Casa Duraznos / V Taller - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Miguel Valverde

No terreno há ainda o Guamúchil, desde o início o projeto sempre tivemos como foco manter a árvore como protagonista do projeto. Foi idealizado um espaço aberto e permeável que permitiria à árvore continuar a crescer como se fosse uma ruína contemporânea. Meses depois, quando vieram novos proprietários, a casa teve que ser reformada, moldada e adaptada às novas necessidades. A tarefa agora era aumentar o espaço, sempre cuidando para que a árvore fosse preservada. O esquema de volumes fragmentados acomodou facilmente o crescimento, enriquecendo a experiência da intervenção.

Casa Duraznos / V Taller - Fotografia de Exterior, Fachada
© Miguel Valverde
Casa Duraznos / V Taller - Arco
Croquis
Casa Duraznos / V Taller - Fotografia de Exterior
© Fernanda Leonel de Cervantes

Como mencionado, a Casa Duraznos é o resultado natural de conexões fortuitas e orgânicas.

Casa Duraznos / V Taller - Fotografia de Exterior
© Miguel Valverde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Duraznos / V Taller" [Casa Duraznos / V Taller] 08 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959565/casa-duraznos-v-taller> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.