Casa na Margem / yukawa design lab

Casa na Margem / yukawa design lab - Fotografia de Exterior, PortaCasa na Margem / yukawa design lab - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa na Margem / yukawa design lab - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa na Margem / yukawa design lab - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa na Margem / yukawa design lab - Mais Imagens+ 22

  • Cidade: Ibaraki
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Margem / yukawa design lab - Fotografia de Exterior, Porta
© Yohei Sasakura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência foi projetada pelo próprio morador, um arquiteto que baseou o projeto na situação de seu terreno, onde o acesso de automóveis e a área externa são adjacentes.

Casa na Margem / yukawa design lab - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Yohei Sasakura
Casa na Margem / yukawa design lab - Fotografia de Interiores
© Yohei Sasakura

O acesso de automóveis pode ser visto como uma margem, entre a cidade e a casa, entre o público e o privado, um lugar que pode ser usado pelas pessoas em geral, mas também é uma propriedade privada. Além disso, o terreno adjacente, sem grandes edifícios, garante que esta casa tenha uma grande margem com o céu, embora esteja localizado em um centro urbano. O projeto, portanto, se propõe a criar uma casa onde o ambiente, a luz, o vento, a vegetação, as cores e as atividades respondessem ao espaço físico deste terreno, uma margem que circula entre a rua, o terreno vizinho, e o interior da casa.

Casa na Margem / yukawa design lab - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Yohei Sasakura

A composição básica consiste em um espaço onde o pé-direito aumenta em direção ao lado do terreno, e é ali onde foi incorporada a margem que vai do DOMA externo e toca a cidade e o terreno vizinho, para o DOMA interno, o átrio, a parte superior da sala de estilo japonês, e retorna para o céu, externamente. Ao projetar janelas nos limites da construção, e usar materiais que reagem à luz e a cor, como tetos de metal, telas shoji e policarbonato transparente, luz, sombras, folhagens e cores que mudam de momento a momento podem ser levadas para os ambientes internos da casa, e também externos da vida pública.

Casa na Margem / yukawa design lab - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Yohei Sasakura

Com o plantio de árvores na casa, é possível se sentir mais próximo da natureza. Considerando o limite, a margem, como um eixo, é criada uma janela que captura o ambiente externo, e um piso que cria uma conexão entre o interior e o exterior através do átrio, o que cria uma sensação de escala, profundidade e linha de visão. A partir da coexistência desses elementos com o meio ambiente, é criado um espaço rico de estar e de viver. 

Casa na Margem / yukawa design lab - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Yohei Sasakura

O DOMA interno, que é o centro da composição, é um espaço de "margens" que não tem finalidade específica. Ao usar o DOMA interno para vários fins, como galeria, parquinho infantil, espaço de estudo, espaço para churrasco e etc, o DOMA interno se torna um lugar que aceita o crescimento da família. Inesperadamente, com a pandemia de covid19, este projeto mostrou que somos capazes de responder às mudanças no estilo de vida usando o DOMA interno, e demonstrando o grande efeito de ter um espaço de transição na casa.

Casa na Margem / yukawa design lab - Fotografia de Interiores
© Yohei Sasakura

Além disso, porque há uma margem, esse espaço de transição, foi possível espalhar a casa, sentir a mudança de tempo e estação, e manter uma vida mais tranquila, sem sofrer tanto com a sensação de bloqueio dada pela pandemia. O arquiteto, porém, prevê várias mudanças, mas tendo em mente o crescimento junto da casa, com os tempos e a família respondendo a ela com margens abundantes.

Casa na Margem / yukawa design lab - Fotografia de Exterior
© Yohei Sasakura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Margem / yukawa design lab" [House with a Margin / yukawa design lab] 09 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959524/casa-na-margem-yukawa-design-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.