Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten

Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de ExteriorCasa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Exterior, FachadaCasa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de ExteriorCasa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Mais Imagens+ 25

Mechelen, Bélgica
  • Arquitetos: GRAUX & BAEYENS Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  474
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Exterior
© Filip Dujardin

Casa N-DP - uma casa intrigante que projeta uma abertura introvertida. Esta casa ao longo da Leuvense Vaart em Mechelen nunca deixa de ser fascinante. Um jogo aparentemente aleatório de coberturas assimétricas abre e fecha a fachada, criando uma impressão agradável de abertura introvertida.

Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Exterior
© Filip Dujardin

Uma casa com uma história consistente. A dinâmica criada pelas coberturas angulares de concreto e o posicionamento sofisticado dos andares triangulares foram uma necessidade estética, pensada como uma resposta ao ambiente em que a casa foi construída. Neste caso, um terreno estreito e profundo com proximidade em relação aos vizinhos, mas também com uma vista ampla do canal e dos campos atrás dele. O conceito de casa é resultado de um processo criativo que leva em conta todos esses parâmetros formando uma história única e consistente.

Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Exterior
© Filip Dujardin

Contrastes intrigantes. Cada pavimento é recuado em relação ao anterior e foi sobreposto ligeiramente inclinado, com o intuito de criar privacidade e uma sensação de segurança para os residentes. Este movimento em forma de leque para dentro também cria um efeito lúdico que se opõe à aparência monolítica do edifício de nove metros de altura. Ao mesmo tempo, o formato do leque visa projetar o mínimo de sombra possível sobre os vizinhos. Os vazios nas paredes de concreto, por sua vez, criam aberturas emocionantes para o jardim e a água. Embora a construção de concreto não seja menos imponente do que os navios que passam lentamente pelo canal, as aberturas conferem ao conjunto uma escala humana.

Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Filip Dujardin
Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Imagem 30 de 30
Corte Detalhe
Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Interiores
© Filip Dujardin

Acolhimento caloroso. O concreto a partir do qual a casa é construída também forma a estrutura de apoio. Isto tornou possível que o movimento de abertura das fachadas continuasse na parte interna.

Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Interiores, Fachada
© Filip Dujardin

O volume de concreto mais baixo serve como garagem e esconde a entrada da casa da vista dos transeuntes. No entanto, quem tocar a campainha se sentirá imediatamente bem-vindo, graças à grande porta giratória e ao convidativo degrau de concreto da entrada. As escadas, junto com um vestiário e a lavandaria, situam-se no núcleo de concreto da casa e conduzem às áreas de estar que se aninham em torno da parte central do primeiro pavimento em um movimento único e fluido. A cozinha é banhada pelo sol da manhã, enquanto a sala de estar com um terraço adjacente apanha os últimos raios de sol da tarde. Os dormitórios do pavimento superior são funcionais e todos se abrem para um belo terraço.

Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Interiores
© Filip Dujardin
Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Imagem 26 de 30
Plantas
Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Interiores
© Filip Dujardin

Protegido e aberto ao mesmo tempo. Os móveis da casa foram projetados sob medida, incluindo os armários e a parede da lareira. A simbiose especial entre um invólucro seguro e a abertura também se destaca no interior do espaço. Uma sensação que é potencializada pelo uso equilibrado de materiais discretos, alternando a textura quente do gesso em paredes e tetos, com o concreto aparente e acabamentos em madeira que também são utilizados nas fachadas externas.

Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Filip Dujardin
Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Filip Dujardin

A paleta de materiais tranquila da casa foi incorporada até nos menores detalhes. Para os guarda-corpos, deliberadamente não trabalhamos com vidro moderno, mas sim com aço galvanizado. Isso alinha os cheios e vazios na fachada com a escala humana dos residentes, em um edifício de outra forma imponente. O aço desses elementos se reflete na escada externa e no portão, que foram especialmente projetados para esta casa. Um detalhe interessante é que neste portão, tal como na fachada, foram projetadas reentrâncias que tornam visíveis as rodas do portão e dão-lhe um toque surpreendente.

Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Interiores, Escada
© Filip Dujardin

O conceito desta casa evoluiu durante o processo criativo para uma história que em um único gesto atende a todos os parâmetros dos moradores e do ambiente, para que se encaixe perfeitamente em seu contexto.

Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Filip Dujardin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten" [House N-DP / GRAUX & BAEYENS Architecten] 02 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959429/casa-n-dp-graux-and-baeyens-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.