Casa SoLo / Perkins&Will

Casa SoLo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Viga, FachadaCasa SoLo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa SoLo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de JantarCasa SoLo / Perkins&Will - Fotografia de ExteriorCasa SoLo / Perkins&Will - Mais Imagens+ 48

Squamish-Lillooet C, Canadá
  • Arquitetos: Perkins&Will
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  380
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrew Latreille
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BC Passive House, Fabreeka, GenCell, LG, Optiwin, RAICO, ROCKWOOL, Sansin, StructureCraft, Structurlam, Tesvolt, Warmboard, Zehnder
  • Equipe De Projeto: Aik Ablimit, Alysia Baldwin, Cillian Collins, Susan Gushe, Derek Newby, Joshua Rudd, Adrian Watson
  • Engenharia Estrutural: Glotman Simpson Consulting Engineers
  • Cidade: Squamish-Lillooet C
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Casa SoLo / Perkins&Will - Fotografia de Exterior
© Andrew Latreille

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em uma clareira em meio a mata, com vista para o Vale Soo, ao norte de Whistler, nas montanhas costeiras de British Columbia, a Casa SoLo não é uma típica residência alpina. Partindo da intenção pioneira do Grupo Delta  Land Development, que leva como conceito a ideia de zero emissões de carbono para os edifícios, os arquitetos da Perkins&Will projetaram um protótipo que demonstra uma abordagem única para um edifício fora do meio urbano, implantado em meio à natureza. Em um projeto como esses, as consequências de cada uma das escolhas projetuais são ainda mais consideráveis. A casa expressa uma paleta de materiais restrita, e também gera mais energia do que consome, eliminando assim a necessidade do uso de combustíveis fósseis de seu funcionamento. 

Casa SoLo / Perkins&Will - Fotografia de Exterior
© Andrew Latreille

Com escolhas desafiadoras em sua estética e também em sua construção, o protótipo atua como um campo de testes para sistemas de baixa energia, materiais sustentáveis, métodos de construção pré-fabricados e modulares e outras operações maiores, como a Torre da Terra do Canadá. A casa, certificada pela Passive House, usou em sua construção madeira como o material estrutural primário, o qual foi autenticamente evidenciado em toda a casa. O projeto se torna praticamente um "templo para o abeto de Douglas", espécie da madeira utilizada na construção e comum na região.

Casa SoLo / Perkins&Will - Fotografia de Exterior
© Andrew Latreille
Casa SoLo / Perkins&Will - Imagem 50 de 53
Montagem das Paredes
Casa SoLo / Perkins&Will - Fotografia de Exterior
© Andrew Latreille

Casa passiva

Dado o clima extremo, foi crítico para o projeto ter uma abordagem de "acalouramento" para garantir tanto eficiência energética quanto um conforto fora do comum. Ao empregar soluções passivas para o projeto, os arquitetos optaram uma abordagem de dupla camada para a construção, uma externa e mais pesada de madeira, que funciona como um escudo resistente ao clima, enquanto a camada interna funciona como uma camada de isolamento térmico. Para garantir o funcionamento da casa com um alto desempenho e estanqueidade, os arquitetos se dedicaram à uma detalhada modelagem térmica de cada condição climática. Com a adição de vidros com pé-direito duplo, os quais abrem a casa para vistas do vale, a casa obteve a certificação de construção de baixo consumo de energia da PHI.

Casa SoLo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Andrew Latreille
Casa SoLo / Perkins&Will - Imagem 46 de 53
Planta - Pavimento Térreo
Casa SoLo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Andrew Latreille

Operações Independentes para casas fora da rede urbana

Uma casa localizada fora do meio urbano requer uma série de sistemas para funcionar auto suficientemente. Com o objetivo de eliminar combustíveis fósseis e de combustão de suas operações, os arquitetos incorporaram uma matriz fotovoltaica e um sistema de geo-troca que funciona a base de hidrogênio como uma solução de armazenamento de energia. Apesar de reduzir a eficiência, a topografia, junto da acumulação de neve durante o inverno, conduziu os arquitetos a implantarem a matriz de 32kW verticalmente na fachada sul. Complementando a geração de energia pelo sol, os arquitetos também previram a possibilidade futura de geração de energia eólica. A casa coleta e trata a água, transformando-a em água potável, ao mesmo tempo que também trata o esgoto. O resultado é uma casa autossuficiente que gera mais energia do que usa. 

Casa SoLo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
© Andrew Latreille

Construção pré-fabricada e modular

Um dos desafios deste projeto era sua localização remota, que dificulta, entre outras coisas, o acesso a materiais de construção e a mão de obra. Além disso, sua localidade também permitia apenas um curto período onde era viável construir por conta do clima. A resposta a esses desafios foi chamar construtores locais para pré-fabricar elementos modulares fora do terreno. Essa foi uma estratégia fundamental para permitir um ritmo de construção possível e rápido durante o verão, enquanto diminui a quantidade de equipamentos e materiais necessários para serem entregues no local, reduzindo também a pegada de carbono incorporada do projeto. Buscando reduzir as interferências no terreno, o projeto desta casa modular e pré-fabricada foi construída com uma estrutura leve sobre um terreno irregular, reforçando sua relação com terreno como um "visitante", permitindo que a natureza permanecesse o foco do local. 

Casa SoLo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Andrew Latreille
Casa SoLo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Andrew Latreille

Desempenho que leva à estética

Impulsionados pela situação remota do terreno, os arquitetos projetaram a Casa SoLo para expressar para expressar uma estética conduzida por desempenho distinto que é deliberadamente autêntica e não sentimental. Focando nas características essenciais do edifício, a casa incorpora uma estética simples a partir de uma paleta de materiais restrita e formas arquitetônicas desenhadas. Inesperado e único, os interiores da casa apresentam um total de seis materiais. A madeira tipo abeto de Douglas é destacada na casa, aparecendo tanto na estrutura, quanto nos acabamentos. Com um comprometimento em promover saúde e bem estar, a escolha de materiais seguiu uma lista chamada Lista de Precaução dos arquitetos, completando, assim, a abordagem holística da sustentabilidade e eliminando produtos químicos prejudiciais. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa SoLo / Perkins&Will" [SoLo House / Perkins&Will] 07 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959404/casa-solo-perkins-and-will> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.