Casa Moca / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos

Casa Moca / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos

© Max Coronel© Max Coronel© Max Coronel© Max Coronel+ 24

Loja, Equador
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  173
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografías:  Max Coronel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Cedal /, Condor, FV, GRAPHISOFT, Graiman, Intaco, Lafarge Holcim, NOVACERO, PDF24, Pelikano, Plastigama
  • Arquitetos Responsáveis:Jaime Castillo Castillo, Diana Valdivieso Reyes
  • Cidade:Loja
  • País:Equador
Mais informaçõesMenos informações
© Max Coronel
© Max Coronel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa é caracterizada por sua textura rugosa, que decorre da configuração estética criada pela alvenaria da construção. O projeto busca um equilíbrio entre a forma do material, suas especificidades e a linguagem visual que ele exibe. Com o programa distribuído em três níveis, sendo o primeiro composto pela garagem e pelo acesso principal, o segundo abrigando as áreas coletivas sociais e o terceiro os programas mais íntimos com sala de descanso e dormitórios, a organização espacial da casa busca minimizar seu impacto no terreno, aproveitando a topografia íngreme ao apresentar uma fachada frontal com pé direito triplo. 

© Max Coronel
© Max Coronel
Planta
Planta
© Max Coronel
© Max Coronel

Com uma linguagem simples e direta, o projeto buscou um volume pensado para ser funcional e feito sob medida para seus habitantes. Isso pode ser visto no pavimento térreo, onde há uma continuidade entre os espaços coletivos internos e o pátio, através de grandes portas de correr que auxiliam a definir o  limite entre interior e o espaço aberto para o jardim com churrasqueira.O volume da casa é implantado isoladamente no terreno, permitindo garantir a ventilação e iluminação permanentes no edifício, além de também aproveitar a força da sua localização, e potencializar o exterior ao absorve-lo, permitindo que a luz flua pelo interior de cada ambiente. 

A construção combina elementos estruturais como paredes de bloco de cimento e pilares de concreto armado, que ficaram à vista e desprovidos de qualquer tipo de tratamento ou revestimentos posteriores. Essa escolha de projeto aproveita a textura do bloco, e caracteriza a composição cromática da casa, que foi complementada com a aplicação da cor preta sobre o bloco de cimento. Em busca do contraste sistemático da alvenaria, o projeto também aplica um folheado de madeira natural em algumas superfícies. O restante da materialidade da obra é definido pelos vidros translúcidos emoldurados na carpintaria de alumínio preto. O interior da Casa Moca mostra uma distribuição racional e confortável dos quartos, conseguindo determinar o percurso mais lógico entre eles.

© Max Coronel
© Max Coronel

A organização interna da casa passa, necessariamente, pela clarificação das paredes principais, que identificam os espaços abertos, sendo esta uma tendência contemporânea de projeto de interiores e também minimalista, ao estabelecer uma relação mais aberta entre as diferentes divisões da casa. Desta forma, o repertório de materiais foi simplificado ao máximo, para atingir um ambiente moderno que transmite simplicidade. Os pisos foram revestidos com laminado cinza claro, num tom que proporciona um ligeiro contraste com o branco das paredes e tetos, e ao mesmo tempo, torna-se o harmonizador com a cor do exterior da própria casa. Enfim, a madeira de toda a carpintaria é um dos atrativos da casa, sendo utilizada de forma sistemática tanto nas portas como nos móveis.

© Max Coronel
© Max Coronel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Moca / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos" [Casa Moca / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos] 02 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959381/casa-moca-castillo-plus-valdivieso-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.