Villa Reden / Architekt Maciej Franta

Villa Reden  / Architekt Maciej Franta - Fotografia de Exterior, FachadaVilla Reden  / Architekt Maciej Franta - FachadaVilla Reden  / Architekt Maciej Franta - Fotografia de ExteriorVilla Reden  / Architekt Maciej Franta - Fotografia de InterioresVilla Reden  / Architekt Maciej Franta - Mais Imagens+ 34

Chorzów, Polônia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tomasz Zakrzewski
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GRAPHISOFT
  • Arquitetura: Maciej Franta
  • Construção: Rafal Hoffmann
  • Saneamento: Katarzyna Dudek
  • Cidade: Chorzów
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
Villa Reden  / Architekt Maciej Franta - Fotografia de Exterior
© Tomasz Zakrzewski
Villa Reden  / Architekt Maciej Franta - Imagem 34 de 39
Planta - primeiro pavimento
Villa Reden  / Architekt Maciej Franta - Fotografia de Exterior
© Tomasz Zakrzewski

Descrição enviada pela equipe de projeto. O contexto único do local e a potencial consequência negativa da implementação de um novo tecido nesta área única significou que a decisão de moldar um novo edifício não seria fácil e teria de se referir diretamente a essas diretrizes, não competir com elas, e "responder" ao ambiente com sua singularidade de forma contemporânea. A tarefa era ainda mais difícil porque o orçamento era limitado e as expectativas do investidor eram altas.

Villa Reden  / Architekt Maciej Franta - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tomasz Zakrzewski

A ideia e a forma do edifício resultaram diretamente da forma poligonal irregular da área onde o projeto se desenvolve e da ideia de deixar no terreno o maior número de árvores possível. Uma inspiração tão simples tornou-se a diretriz básica para moldar o edifício. Criando a forma passo a passo, em primeiro lugar: o sólido foi formado de acordo com a função dos apartamentos, otimizando sua função na forma de um polígono irregular.

Villa Reden  / Architekt Maciej Franta - Fotografia de Interiores
© Tomasz Zakrzewski

Em seguida, foi marcada uma linha perimetral ao longo dos limites do lote e o conjunto de apartamentos foi circundado com varandas para se obter uma abertura panorâmica para o entorno. Devido aos ângulos agudos (estranhos no contexto), optou-se por arredondar os cantos, em uma referência ao caráter das vilas do período entre guerras da vizinhança, às copas de árvores e à vegetação circundante. No passo seguinte, para abrir a vista para o entorno, o bloco foi revestido com terraços em madeira com várias superfícies à sua volta, introduziu-se uma quebra interna na forma com a implementação de um pátio para iluminar as partes internas dos apartamentos (banheiros e áreas de entrada para os apartamentos) e o piso da parte residencial foi elevado em um nível, deixando o piso térreo livre como um espaço para interações sociais dos residentes e funções externas adicionais.

Villa Reden  / Architekt Maciej Franta - Fotografia de Interiores, Madeira
© Tomasz Zakrzewski

O edifício assim formado recebeu características únicas na forma de amplos terraços, de onde se pode desfrutar dos encantos da paisagem circundante, e da total integração com a natureza devido à proximidade das árvores e da iluminação adicional no pátio. Na última etapa, foi moldado o ritmo da fachada. Divisões verticais foram introduzidas, criando quadrados regulares expressivos que organizam o volume livremente formado do edifício. Foi assegurado que a subdivisão da fachada e o seu ritmo fossem iguais e não apresentassem irregularidades como prolongamentos ou elementos adicionais.

Villa Reden  / Architekt Maciej Franta - Fotografia de Interiores
© Tomasz Zakrzewski
Villa Reden  / Architekt Maciej Franta - Imagem 38 de 39
Corte B-B
Villa Reden  / Architekt Maciej Franta - Fachada
© Tomasz Zakrzewski

Apesar de parecer um único prédio de apartamentos coerente, foi projetado como um complexo de quatro edifícios unifamiliares e de dois apartamentos. O edifício foi dividido em quatro partes de funcionamento independente, nas quais há um total de oito apartamentos e o piso térreo do edifício é maioritariamente vazio, servindo como uma área comum para todos os residentes e como zona de acessos aos edifícios com salas técnicas (trocador de calor, conexão de energia, hidrômetro). Cada parte tem uma entrada independente no térreo em forma de escada que conduz a duas instalações. 

Villa Reden  / Architekt Maciej Franta - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tomasz Zakrzewski

Cada um dos apartamentos tem acesso a um terraço de larguras variáveis ao longo do seu perímetro exterior e a um pátio, que ilumina adicionalmente as zonas de acesso aos apartamentos e banheiro.

Villa Reden  / Architekt Maciej Franta - Imagem 32 de 39
© Tomasz Zakrzewski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lwowska 34; 41-500 Chorzów / Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Villa Reden / Architekt Maciej Franta" [Villa Reden Apartments / Architekt Maciej Franta] 25 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959111/villa-reden-architekt-maciej-franta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.