Seminário: Lugares de Memória

O Seminário Lugares de Memória acontecerá em formato online nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021.

Convidamos palestrantes de diversas áreas para discutir a relação da memória com a História, a Identidade, o Território, o Projeto, o Apagamento e as Cidades Globais.

O evento será gratuito e com transmissão via YouTube.

24/03 - 16h - Palestra de abertura

Heloisa Starling - História UFMG
Questões: Como a memória se relaciona com a história? Como lidar com as marcas da história? O que explica a história de apagamento na formação do Brasil?

24/03 - 19h - Mesa 1: Memória e identidade

Mediação: João Masao Kamita (História e DAU/ PUC-Rio)
Convidads: Coletivo Trema, Paula Orrico Sandrin (Doutora em Relações Internacionais e professora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio) e Luis Gustavo Costa Araújo (Doutorando PGHIS PUC-Rio)
Questões: Até que ponto a memória contribui para a construção ou destruição de uma identidade? O que é a identidade no mundo contemporâneo e globalizado?

25/03 - 11h - Mesa 2 - Memória e território

Mediação: Rachel Coutinho (DAU/PUC-Rio)
Convidads: Rogério Ribeiro de Oliveira (Professor-doutor do Departamento de Geografia PUC-Rio) e Cosme Felippsen (guia de turismo do projeto Rolê dos Favelados e morador do Morro da Providência)
Questões: Qual história o território nos revela? Como a memória é inscrita no território? Um território pode ser construído pela memória? Quais as marcas do território deixadas por populações perseguidas, como os negros e os indígenas no Brasil?

25/03 - 19h - Mesa 3 - Memória e projeto

Mediação: Ana Luiza Nobre (DAU/PUC-Rio)
Convidads: José Lira (professor da FAU-USP) e Fernanda Barbara (Una Barbara e Valentim)
Questões: De que maneira a memória pode informar o projeto? Como o planejamento urbano lida com a memória? Como intervir em lugares de memórias sensíveis? Qual a influência que um projeto pode ter sobre a memória?

26/03 - 9:30h - Mesa 4 - Memória e Cidades Globais

Mediação: Maíra Martins (DAU/PUC-Rio)
Convidads: Bianca Freire-Medeiros (Doutora em Sociologia e professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da USP) e Julia Rabêlo (Assistente de programas da ONU-Habitat)
Questões: Como o turismo explora a memória e quais as consequências para as cidades? A construção da imagem de cidades globais torna genérica a memória? Podemos falar de um discurso nas cidades que oculta certas memórias?

26/03 - 19h - Mesa 5 - Memória e apagamento

Mediação: Mariana Caldas Pinto Ferreira (Doutoranda de Relações Internacionais, PUC-Rio)
Convidads: José Maria Gomez (Professor do Departamento de Direito da PUC-Rio e coordenador do livro “Lugares de Memória: Ditadura Militar e Resistências no Estado do Rio de Janeiro”) e Giselle Beiguelman (artista e professora da FAU-USP)
Questões: Por que apagamos certas memórias? Os apagamentos também constituem nossa identidade? Como as memórias apagadas seguem marcadas nas cidades?

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário: Lugares de Memória" 18 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958782/seminario-lugares-de-memoria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.