Escola Infantil / Salas Arquitectura + Diseño

Escola Infantil / Salas Arquitectura + Diseño

© Milena Villalba© Milena Villalba© Milena Villalba© Milena Villalba+ 28

  • Arquitetos Responsáveis:Juan Carlos Salas
  • Equipe De Projeto:Javier Muñoz, Fernado Calvés
  • Clientes:Gobierno de Aragón
  • Engenharia:Ingesgon, Singemed
  • Colaboradores:Laura Carlosena
  • Cidade:Cariñena
  • País:Espanha
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© Milena Villalba
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Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo equipamento destina-se à educação de crianças entre os três e os seis anos, acrescentando ao centro existente salas de aula, zonas de lazer, refeitório, escritórios e serviços comuns. Situa-se no térreo, implantado tangente à escola pré-existente em busca das orientações mais favoráveis.

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Planta
Planta
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O projeto nasceu da análise da percepção e habilidades motoras de crianças. De acordo com esses parâmetros, são gerados os espaços internos, que finalmente se manifestam no envoltório externo. Uma série de unidades formais se alternam para satisfazer o programa do edifício:

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As primeiras peças são as salas de aula, módulos trapezoidais que se desdobram para delimitar o novo pátio de recreação. Eles são concebidos como espaços de convivência, considerando a percepção das crianças de um ponto de vista estático. Têm cobertura inclinada para iluminar e ventilar através de aberturas cruzadas. O seu espaço interior é banhado por luz natural difusa, através de grandes aberturas com sistemas de controle solar nas janelas com luz direta do sol e pequenas claraboias nas orientações menos expostas.

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O pátio de recreação foi projetado para a percepção dinâmica de uma criança brincando. Sua fachada com as salas de aula é configurada pela repetição de ritmos, porém a regulação de suas lâminas confere uma imagem mutante ao todo.

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Corte
Corte
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Para o corredor, também está prevista a percepção da movimentação das crianças. As conexões visuais com o ambiente urbano são aprimoradas por meio de grandes aberturas cuja imagem varia quando vista em movimento por meio de um tramado. O refeitório é a última peça do edifício. Suas amplas janelas horizontais, na altura dos olhos de uma criança, se abrem para as vistas proporcionadas do pátio da escola primária. Por ser utilizado por todo o centro educacional, acessos independentes são permitidos em ambos os pátios.

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Corte
Corte
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O interior é revestido com materiais neutros, exceto nas áreas molhadas, onde se estendem as paredes cerâmicas vitrificadas de cor amarela, ideais para serem tocadas higienicamente e ao mesmo tempo transmitir reflexos subtis mas de enorme complexidade. A acústica foi especialmente cuidadosa com o tratamento dos tetos. O conforto térmico é obtido por meio de sistemas de emissão de calor por piso radiante no inverno, e controle solar e mecanismos de ventilação cruzada no verão.

© Milena Villalba
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A materialidade exterior do edifício é semelhante à do seu ambiente urbano, Cariñena é uma localidade de construções tradicionais em tijolo e paredes brancas. Os mesmos materiais que cobrem a volumetria do edifício: cerâmica nas fachadas exteriores, coberturas e treliças inclinadas e paredes brancas nas fachadas voltadas para os parques infantis.

© Milena Villalba
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Depois de uma construção confusa, entre sucessivas paralisações da obra provocadas pela pandemia de 2020, o novo prédio é concluído a tempo da reabertura do ano letivo, para o qual será necessário tomar medidas extremas e ampliar os espaços de ensino pela persistência do COVID.

© Milena Villalba
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Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço:50400 Cariñena, Zaragoza, Espanha

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Infantil / Salas Arquitectura + Diseño" [Colegio infantil / Salas Arquitectura + Diseño] 25 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958741/escola-infantil-salas-arquitectura-plus-diseno> ISSN 0719-8906

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