Casa Um / atelier RUA

Casa Um / atelier RUA - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Um / atelier RUA - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Um / atelier RUA - Fotografia de ExteriorCasa Um / atelier RUA - Fotografia de ExteriorCasa Um / atelier RUA - Mais Imagens+ 45

Tavira, Portugal
  • Arquitetos: atelier RUA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Swisspearl
Mais informaçõesMenos informações
Casa Um / atelier RUA - Fotografia de Exterior, Fachada
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, de forma irregular e cerca de 10.500m2, desenvolve-se numa encosta exposta a sudoeste, onde é possível observar a costa algarvia. Destaca-se a sua vegetação composta por alfarrobeiras, oliveiras, aroeiras e amendoeiras, que nos remetem para a tradicional serra algarvia. Na zona central da propriedade, numa área de maior declive, localiza-se um pequeno núcleo habitacional com 100m2, no qual são reconhecíveis os elementos que caracterizam a arquitetura tradicional algarvia, como volumes bem definidos, a chaminé e a açoteia com molduras em relevo.

Casa Um / atelier RUA - Fotografia de Exterior
© Francisco Nogueira
Casa Um / atelier RUA - Imagem 50 de 50
Plan
Casa Um / atelier RUA - Fotografia de Exterior
© Francisco Nogueira

O projeto, reformula a construção existente, concentrando nela todas as áreas sociais (cozinha, sala de estar e jantar) que ficam em contacto direto e de nível com a nova zona de lazer exterior. Abaixo desta cota, desenvolve-se uma nova área de construção e ampliação, onde se localiza a zona mais privadas da habitação com quatro quartos. Situando-se a uma cota inferior, este novo volume com 150m2 de construção, permite ter maior privacidade nos quartos e não bloqueia visualmente a relação do edifício existente com a costa algarvia e a sua privilegiada orientação solar. Desta forma, quando se usufrui dos espaços sociais e exteriores, a antiga casa destaca-se, enquanto a nova construção não se vislumbra.

Casa Um / atelier RUA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Francisco Nogueira
Casa Um / atelier RUA - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Francisco Nogueira

Todos os quartos são servidos de um pequeno pátio privado que amplia a área interior para exterior mantendo a privacidade. O acesso principal à casa faz-se pela estrada que se inicia no sítio de Estiramantens e se desenvolve para Norte. A partir desta estrada é possível observar o conjunto, com a casa pré-existente a coroar a nova construção, de natureza contemporânea, mas que reflete e reinterpreta os arquétipos visuais, físicos e espaciais da arquitetura tradicional algarvia.

Casa Um / atelier RUA - Fotografia de Exterior, Porta
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Um / atelier RUA" 31 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958683/casa-um-atelier-rua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.