Casa Xerolithi / Sinas Architects

Casa Xerolithi / Sinas Architects

© Yiorgos Kordakis© Yiorgos Kordakis© Yiorgos Kordakis© Yiorgos Kordakis+ 32

Serifos, Grécia
  • Arquitetos: Sinas Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  245
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Yiorgos Kordakis
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Dedon, Fantini, Maruni, Maruni Wood Industry, Myran, Normann Copenhagen, Patiris, Valdama
  • Arquitetos Responsáveis:George Sinas, Maria Mamoura
  • Arquitetos De Interiores:Olga Ktena, George Sinas
  • Cidade:Serifos
  • País:Grécia
Mais informaçõesMenos informações
© Yiorgos Kordakis
© Yiorgos Kordakis

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo principal deste projeto era criar uma casa que se integrasse a seu entorno natural, uma paisagem de encostas íngremes de terra e cascalho coberto com arbustos espinhosos e grandes formações rochosas. Dentre os mais importantes elementos deste projeto estão os baixos muros de contenção feitos de pedra, localmente chamados de xerólitos, e criados há muito tempo para o cultivo de terras.

© Yiorgos Kordakis
© Yiorgos Kordakis
Corte
Corte
© Yiorgos Kordakis
© Yiorgos Kordakis

Quando pensamos nas ilhas Gregas e sua arquitetura vernacular, pensamos em volumes e caixotes brancos escalonados em uma paisagem íngreme. O primeiro passo deste projeto era desafiar esta imagem, criando as fachadas principais desta casa a partir dos xerolithies, seus tradicionais muros de pedra. Esses muros começam mais baixos e pouco a pouco se desenvolvem e criam altura suficiente para um pé direito. Seu trajeto se dá suavemente acompanhando e se separando das encostas, se tornando independente da topografia, de modo a formar espaços entre eles.

© Yiorgos Kordakis
© Yiorgos Kordakis

Para seguir com esse conceito, todas as funções da casa foram colocadas sequencialmente, fazendo o volume da casa ser longo e estreito. As paredes têm uma leveza que parecem ter sido afetadas pelos fortes ventos da região das Cíclades, como "fitas no ar". Além disso, para completar a aparência dos muros de pedra, o telhado da casa foi coberto com terra e vegetação, remetendo à paisagem natural do lugar. Essa escolha faz da casa quase que invisível quando vista de longe. 

© Yiorgos Kordakis
© Yiorgos Kordakis

Outro ponto importante das casas rurais locais, que serviu como inspiração para este projeto nas Ilhas Gregas, eram as pérgolas de madeira, as quais consistiam em vigas e colunas grossas, brutas e lisas de madeira com uma cobertura de bambu, tudo em sua cor natural. Essa estrutura aparece tanto no exterior quanto no interior, na cobertura, remetendo a essa antiga técnica de fechamento de construções. Esta cobertura  foi utilizada em toda a casa, tanto na parte interna, quanto na externa. 

© Yiorgos Kordakis
© Yiorgos Kordakis
Planta
Planta
© Yiorgos Kordakis
© Yiorgos Kordakis

As vigas naturalmente não poderiam ser colocadas paralelas umas as outras, e portanto, seguiram a morfologia curvada do volume, como uma vértebra do corpo humano. Como resultado, o bambu foi tricotado em forma de espinha de peixe, criando um padrão único com belas texturas de tonalidade.

© Yiorgos Kordakis
© Yiorgos Kordakis

As portas e janelas são de madeira e simples, de cor azeitona clara e as paredes exteriores principais são de pedra e sem massa ou reboco. Ambas as decisões seguem o estilo e a técnica tradicionais do local.

© Yiorgos Kordakis
© Yiorgos Kordakis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Xerolithi / Sinas Architects" [Xerolithi House / Sinas Architects] 26 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958631/casa-xerolithi-sinas-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.