Edifício Desportivo Jorge B. Griffa / Taller de Arquitectura La Fundación

Edifício Desportivo Jorge B. Griffa / Taller de Arquitectura La Fundación

© Laura Glusman© Laura Glusman© Laura Glusman© Laura Glusman+ 24

Rosario, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Astori, AutoCAD, Hilti, PERI, Photoshop, Sinteplast, SketchUp
  • Arquitetos Responsáveis:María Eugenia Bielsa, Alejandra García, Gabriel Fraire, Juan Ignacio Munuce, Pedro Soria
  • Equipe De Projeto:María Eugenia Bielsa, Pablo Boffelli, Alejandra García, Gabriel Fraire, Juan Ignacio Munuce, Soledad Loyola, Pedro Soria
  • Clientes:Club Atletico Newell´s Old Boys
  • Colaboradores:Miguel Anteza, Juan Carlos Rosado, Marcelo Soboleosky, Mariana Telleria, Martín Torne, Lelio Triulzi, Mariana Vallejos, Jorge Vázquez, Germán Rodríguez Labarre
  • Construtora:Depaoli & Trosce
  • Engenharia:Eding Civil
  • Cidade:Rosario
  • País:Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Laura Glusman
© Laura Glusman

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do edifício de serviços desportivos para futebolistas C.A.N.O.B. Jorge B. Griffa tem 2.230 m², dos quais 270 m² são parcialmente cobertos, com o térreo livre, quatro pavimentos e um terraço.

© Laura Glusman
© Laura Glusman
© Laura Glusman
© Laura Glusman

O projeto, construído na propriedade Bella Vista e concluído em 2016, começou a ser desenvolvido pelo Taller de Arquitectura la Fundación em agosto de 2012. Nesta fase, foram analisadas ​​cerca de cinquenta projetos e / ou obras relacionadas com a proposta, possibilitando a construção de um programa de necessidades que considerasse as formas de organização, as relações funcionais, dimensionais e espaciais do Edifício. O programa consiste em nove setores, nos quais as categorias de funções foram agrupadas conforme os espaços a seguir.

© Laura Glusman
© Laura Glusman

Setor Geral

Estes espaços têm o objetivo de direcionar o acesso principal, tanto para os usuários do edifício como para os eventuais visitantes. Esta é a área mais “pública”, e nela estão localizados o ponto de controle e a portaria, atuando como organizadores e filtros, seguidos pela sala de espera.

© Laura Glusman
© Laura Glusman

Setor de Gerenciamento

Esses espaços destinam-se a abrigar as atividades que garantem o bom funcionamento do edifício, como a seleção das atividades dos funcionários, compras, organização de eventuais eventos e atendimento às demandas do complexo. Estes ambientes tem relação direta com o hall de entrada principal, através da portaria.

© Laura Glusman
© Laura Glusman
© Laura Glusman
© Laura Glusman

Setor de Serviço

Referentes as áreas de logística interna, compreendem desde a cozinha até às áreas de conservação e armazenamento. Este setor possui um acesso exclusivo e independente, que garante uma ótima relação com o exterior, tanto para a entrada de mercadorias e mantimentos, como para a saída de bens e resíduos domésticos.

Espaços Privativos dos Funcionários

É um espaço pensado para atender as necessidades específicas dos trabalhadores, com vestiários, banheiros e um quarto, que permite o descanso de alguns deles. Estes ambientes têm relação direta com o setor de serviços, configurando um único bloco.

© Laura Glusman
© Laura Glusman
© Laura Glusman
© Laura Glusman

Espaços de infraestrutura

A estes espaços competem resolver a chegada e distribuição de abastecimentos de energia, bem como de água, climatização e saneamento. Na concepção destes ambientes, foi tido um cuidado especial para a obtenção de percursos simples e eficientes, ao mesmo tempo, que permitem um acesso e manutenção simples.

© Laura Glusman
© Laura Glusman

Espaços de Lazer, Planejamento e Treinamento
Locais das atividades coletivas da equipe profissional e técnica, bem como, áreas de lazer, planejamento e preparação lógica para competições. Propõe-se o estabelecimento de uma relação franca com dois setores do edifício, por um lado, com as unidades habitacionais e, por outro, com o setor de gestão desportiva. O setor inclui também uma sala de jantar-bar, uma sala de jogos, de estar e um espaço polivalente e de vídeo.

© Laura Glusman
© Laura Glusman

Espaços de Gestão Esportiva

Espaços dedicados a facilitar o bom desenvolvimento das tarefas de planejamento esportivo do técnico titular e de seu corpo de colaboradores. Os gabinetes de trabalho individuais e coletivos foram agrupados e equipados com serviços próprios. Além disso, o escritório do treinador tem relação direta com a sua unidade habitacional.

© Laura Glusman
© Laura Glusman

Espaços exclusivos para a equipe e corpo técnico

Espaço compreendido pelas unidades de habitação e salas da equipe técnica. Os ambientes possuem privacidade, e são propícios ao descanso, bem como ao possível isolamento individual. Os quartos têm acesso restrito, baseado em circulações diferenciadas. A tipologia geral das unidades é configurada por um quarto duplo, com banheiro privativo, armários e escritório.

Espaços de Acessibilidade Externa

As características de acessibilidade do edifício geraram a necessidade de disponibilizar acessos massivos para veículos motorizados, principalmente automóveis particulares, mas também caminhões médios que auxiliam na logística necessária ao funcionamento do Edifício, e aos grupos responsáveis ​​pelo transporte dos profissionais em seus traslados.

© Laura Glusman
© Laura Glusman

Paisagismo e espaço para reuniões ao ar livre

As áreas verdes foram projetadas três com funções diferentes: um setor verde, ligado ao estacionamento, onde foi criado artificialmente um retardador de água - uma obra que evita a saturação de água da chuva nas instalações do edifício. Uma zona de jogos e reuniões, onde foram instalados duas mesas de pingue-pongue, cancha de bocha, bancos e mini-golfe. E, por fim, uma área verde mais lúdica e / ou contemplativa.

© Laura Glusman
© Laura Glusman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rosario, Santa Fe, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Desportivo Jorge B. Griffa / Taller de Arquitectura La Fundación" [Edificio de servicios deportivos para futbolistas Jorge B. Griffa / Taller de Arquitectura La Fundación] 20 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958450/edificio-de-servicos-desportivos-para-futebolistas-jorge-b-griffa-taller-de-arquitectura-la-fundacion> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.