Hotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes

Hotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes - Fotografia de ExteriorHotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes - Fotografia de InterioresHotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes - Fotografia de Exterior, FachadaHotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaHotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes - Mais Imagens+ 9

Luxembourg, Luxemburgo
  • Equipe De Projeto: Christian Bauer, Louis Edmond Nicolas, Sascha Reinert
  • Desenho E Construção: Steve Krack
  • Cidade: Luxembourg
  • País: Luxemburgo
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Patty Neu

"Passando pelo portão, uma atmosfera verde te abraça e, gentilmente, te desconecta dos barulhos da cidade", essa era a principal intenção dos proprietários do Hotel Graace, construído em uma antiga fábrica dentro do perímetro urbano. Os 28 módulos de acomodação são conectados entre eles por um único espaço, e, situado sob a antiga construção em aço, o hotel apresenta-se com muitos espaços verdes ao ar livre. Além do pequeno pátio entre as duas alas, as áreas comuns no primeiro andar levam aos terraços totalmente verdes.

Hotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes - Fotografia de Exterior
© Patty Neu

As acomodações seguiram o processo de projeto e se tornaram caixas de madeira minimalistas e bem equipadas, com uma atmosfera acolhedora e calorosa. A separação da área de estar e de dormir cria um claro distanciamento do espaço privativo e semi coletivo, que também é visível na organização dos espaços exteriores. Os pequenos terraços proporcionam um retiro privativo, em contraste com o corredor aberto, um grande espaço comum. 

Hotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes - Imagem 11 de 14
Planta - Pavimento Térreo

Localizado em uma parte central de Luxemburgo, que abriga uma comunidade jovem e cosmopolita, o Hotel Graace está rodeado por casas coloridas e pequenas ruas. O antigo galpão da fábrica foi construído na década de 1950 de forma básica e funcional, otimizando o espaço para o que era necessário, trabalho e produção.

Hotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes - Imagem 14 de 14
Corte

Essas intenções básicas não mudaram muito. Depois de limpar o corredor existente e deixar apenas as estruturas de aço para trás, o antigo esqueleto ganhou um novo fôlego. O objetivo era novamente, o uso mais eficiente e funcional do espaço, mas desta vez com outra funcionalidade e estética. Mudar o barulho do trabalho da antiga indústria metalúrgica para a paz de um quintal verde agrega não apenas para os hóspedes do hotel, mas também impacta em toda o entorno. 

Hotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes - Fotografia de Interiores
© Patty Neu

O sistema estrutural do novo hotel segue as diretrizes básicas de uma caixa, dentro da outra, dentro da outra. Restando apenas as paredes exteriores e a estrutura metálica do edifício fabril, o interior ganha uma independência da composição. Esta intervenção foi escolhida como uma estrutura de concreto armado, que cria uma nova escala e permite trabalhar com acomodações modulares. O esqueleto de concreto consiste em duas alas que estão voltadas uma para a outra. Cada ala tem dois andares, proporcionando espaço para um total de 14 acomodações, bem como áreas comuns. Os 28 quartos, cada um isolados e totalmente equipados preenchem a estrutura de concreto armado. 

Hotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes - Fotografia de Interiores
© Patty Neu
Hotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Patty Neu

Os materiais escolhidos são simples, o concreto, o tijolo, a madeira e o vidro definem todo o novo cenário. Enquanto o concreto e a pedra atuam como materiais de apoio, os elementos de madeira adicionam uma atmosfera calorosa e acolhedora às acomodações do hotel. Os tijolos de vidro enfatizam a localização da antiga fábrica e transferem toda a linguagem de industrial para elegante.

Hotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes - Fotografia de Exterior
© Patty Neu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Luxemburgo

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes" [Hotel Graace / Christian Bauer et Associés Architectes] 19 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958437/hotel-graace-christian-bauer-et-associes-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.