Uma nova escola em uma vila francesa / CoCo architecture + Jean de Giacinto Composite

Uma nova escola em uma vila francesa / CoCo architecture + Jean de Giacinto Composite

© Edouard Decam© Edouard Decam© Edouard Decam© Edouard Decam+ 25

  • Artista:Frédérique F.Thomas
  • Comunicação Visual:Anne-Flore Labrunie
  • Engenharia:BETREC
  • Paisagismo:Atelier Roberta
  • Acústica:Sigma Acoustique
  • Cozinha Industrial:GBA cuisine
  • Sustentabilidade:Terre Eco
  • Cidade:Champier
  • País:França
Mais informaçõesMenos informações
© Edouard Decam
© Edouard Decam

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova escola em uma vila francesa: um ambiente de aprendizagem inovador, sustentável e pedagógico. A construção de edifícios dedicados à educação é uma oportunidade única de ver a arquitetura participar da transmissão de conhecimentos de forma lúdica. O projeto teve como objetivo se tornar um exemplo, em termos de conforto e luminosidade, sendo concebido para facilitar a sua utilização pelo operador, para o gerenciamento de acessos e segurança. Construir um local de aprendizagem é uma oportunidade para desenvolver a curiosidade e o despertar construtivo na criança. Como na construção de uma cabana, a definição dos materiais que compõem o edifício, deve ser de fácil leitura pelos alunos.

© Edouard Decam
© Edouard Decam
Planta
Planta
© Edouard Decam
© Edouard Decam

O esqueleto de concreto aparece repentinamente no exterior e é totalmente visível nas salas de aula. A correção acústica ocorre graças a madeira adicionada ao concreto, através de ilhotas, de forma a não ser executado apenas com um forro sem graça. O equipamento de ventilação foi mantido aparente, as luminárias foram instaladas diretamente no concreto, assim como projetores de vídeo e alto-falantes. A marcenaria e o envelope isolado dos caixilhos de madeira são visíveis nas salas de aula.

© Edouard Decam
© Edouard Decam

De uma forma bastante simples, os alunos podem compreender o edifício e como ele funciona: a estrutura, o envelope, a acústica e os equipamentos técnicos. Todos estes elementos participam discretamente no despertar do aluno, desde a sua imaginação à construção dos seus conhecimentos técnicos, e lhe oferecem uma experiência sensível do espaço e da arquitetura. Uma terceira pele, formada pelos brises solares articulados, gerenciam o brilho e o conforto térmico, além de conectar o interior ao meio externo. As aletas coloridas dão a impressão de uma obra de arte cinética, em frente ao morro arborizado.

© Edouard Decam
© Edouard Decam
Planta
Planta
© Edouard Decam
© Edouard Decam

A partir de agora, são os usuários que dão vida a esse filme, que se move, evolui, se recompõe infinitamente, de acordo com as estações e os usos. Por último, um passeio pedonal atravessa os dois setores do programa, o colégio de um lado e as áreas esportivas do outro. Com estas estratégias, o colégio não se torna uma ilha fechada, mas um espaço poroso, que se abre para a cidade.

© Edouard Decam
© Edouard Decam
© Edouard Decam
© Edouard Decam

A cantina possui uma fachada amplamente envidraçada, aberta ao espaço público, proporcionando uma ligação visual com o entorno. As instalações esportivas do novo colégio são partilhadas com o município, multiplicando assim as ligações e os usos deste espaço. A via pública em questão é uma das principais conexões com a cidade de Champier. 

© Edouard Decam
© Edouard Decam

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Le Châtelard, 38260 Champier, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Uma nova escola em uma vila francesa / CoCo architecture + Jean de Giacinto Composite" [A New College in a French Village / CoCo architecture + Jean de Giacinto Architecture Composite] 15 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958310/uma-nova-escola-em-uma-vila-francesa-coco-architecture-plus-jean-de-giacinto-composite> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.