Conservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes

Conservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Fotografia de InterioresConservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Fotografia de InterioresConservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Fotografia de Exterior, EscadaConservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Fotografia de Interiores, CozinhaConservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Mais Imagens+ 30

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  953
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Benoit Alazard
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carrières de Provence
Mais informaçõesMenos informações
Conservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Fotografia de Exterior, Escada
© Benoit Alazard

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este Conservatório de Música insere-se no centro histórico com um ambicioso projeto de requalificação urbana, atuando como catalisador de um novo estilo de vida urbano e dinamizando a nova rede de espaços públicos pedonais.

Conservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Benoit Alazard
Conservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Imagem 23 de 35
Planta - Térreo
Conservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Fotografia de Interiores
© Benoit Alazard

O projeto está localizado no terreno da antiga escola Jean Jaurès, na malha residencial do centro histórico. A decisão da Câmara Municipal da cidade de Pradet, França, de implementar este projeto no seu centro histórico é um claro e ousado compromisso com um estilo de vida alternativo a um mundo dominado pelo automóvel. A dificuldade de instalar equipamentos desta escala na malha residencial do centro histórico constitui um dos maiores desafios do projeto, o que nos leva a questionar em que medida a arquitetura pode ser capaz de articular a diversidade sociocultural entre os usuários oriundos de todo o território metropolitano e os moradores locais que sofrem a transformação de seu ambiente cotidiano?

Conservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Fotografia de Interiores
© Benoit Alazard
Conservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Fotografia de Interiores
© Benoit Alazard

A primeira decisão morfológica de implantação consiste em agrupar o programa em 3 níveis, reduzindo assim a área útil ocupada pelo edifício. O espaço liberado resultante permite a conservação das grandes árvores existentes no antigo pátio da escola, conferindo um recuo mais do que necessário ao tecido denso e privado do contexto e transformando este espaço central em um terceiro “equipamento público” que articula a Praça Paul Flamencq , a midiateca e o próprio conservatório. Esta estratégia de implementação representa uma primeira resposta à contradição entre a necessidade de construir equipamentos simbólicos capazes de representar uma dinâmica de renovação urbana e a necessária discrição de um edifício projetado em um centro histórico.

Conservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Imagem 29 de 35
Corte Axonométrico 01

O projeto é percebido por meio de uma dupla leitura. Da colina ou do centro histórico, o edifício afirma-se como uma arquitetura que está presente há séculos. O seu volume fragmentado e a composição das fachadas permitem que o conservatório se integre na escala doméstica das casas vizinhas, construídas com os mesmos materiais - fachadas minerais de tons claros e cobertura em telha. Desde o espaço interior da praça, a verticalidade da edificação contrasta com o baixo volume da antiga escola, enquanto o pórtico de concreto de dupla altura da entrada e a escala das aberturas das fachadas conferem ao edifício uma imagem monumental e reafirmam o seu carácter público.

Conservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Fotografia de Interiores
© Benoit Alazard

Pela sua materialidade mineral, o projeto insere-se na continuidade lógica de um centro histórico onde já se encontram casas e edifícios construídos em pedra calcária. A utilização de pedra maciça estrutural é determinada pelas suas qualidades ambientais e pela sua grande durabilidade; a proximidade das pedreiras aliada à pouca transformação do material desde sua extração até sua colocação favorece a redução na emissão de carbono.

Conservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Fotografia de Exterior
© Benoit Alazard

A pedra utilizada para a construção do conservatório é a pedra “Estaillade”, das pedreiras de Oppède, localizadas perto de Pradet. Desta forma, o conservatório estabelece uma forte relação dialética com a igreja Saint-Raymond Nonnat, construída no século XIX com a mesma pedra, sem poder ignorar que a proximidade e vitalidade da indústria de exploração nas pedreiras de Provence favorecem a viabilidade econômica deste material hoje.

Conservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes - Fotografia de Exterior
© Benoit Alazard

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:83220 Le Pradet, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conservatório Regional de Música e Dança / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes" [Regional Music and Dance Conservatory / Studio 1984 + Boris Bouchet Architectes] 24 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958302/conservatorio-regional-de-musica-e-danca-studio-1984-plus-boris-bouchet-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.