Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Casa RMDM / RMDM Architectes

Casa RMDM / RMDM Architectes

© Charly Broyez© Charly Broyez© Charly Broyez© Charly Broyez+ 24

  • Arquitetos: RMDM Architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  505
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Charly Broyez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Piveteau bois, SDA LEPINARD, Technal, Velux, iGuzzini
  • Arquitetos Responsáveis:Philippe Maillols, Eric Dolent, Alexandre de Muizon, Luc Marguerite
  • Engenharia:MIZRAHI BET TCE
  • Cidade:Saint-Ouen
  • País:França
Mais informaçõesMenos informações
© Charly Broyez
© Charly Broyez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na fronteira com o histórico mercado de pulgas de Saint-Ouen, este pequeno edifício de uso misto - escritório de arquitetura e habitação coletiva, está inserido em um tecido suburbano típico, definido por edifícios heterogêneos e relativamente baixos. A primeira dificuldade na concepção do projeto foi integrar o edifício no pequeno lote, respeitando ao máximo o seu entorno residencial. A altura permitida do volume de cinco pavimentos possibilitou associarmos uma habitação a norte e uma casa geminada a sul. A estratégia resultou em espaço livre para um pátio de 50 m², que representa uma área de respiro no tecido denso, além de uma transparência em relação à cidade.

© Charly Broyez
© Charly Broyez
Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo
© Charly Broyez
© Charly Broyez

Outro desafio foi gerir a sobreposição dos dois programas diferentes na pequena parcela, proporcionando-lhes espaços de qualidade e intimidade. O sistema de construtivo com colunas e vigas de concreto permitiu liberar o máximo de espaço explorável no pequeno lote. O escritório de arquitetura ocupa três pavimentos: um depósito e uma sala de reuniões no subsolo, a cafeteria e escritório dos sócios no térreo e uma área de trabalho no primeiro pavimento. Este último foi projetado com uma planta livre, de forma a criar um espaço de trabalho confortável, adaptável e luminoso.

© Charly Broyez
© Charly Broyez

Matérias-primas simples conferem uma estética minimalista e elegante ao interior. Nas paredes, o concreto áspero do teto e da escada foram mantidas aparentes, painéis de compensado de madeira revestem algumas das paredes em um ritmo regular e o cinza metálico faz composição aos caixilhos das janelas. O espaço externo no coração do lote foi reservado à equipe de arquitetura. Este pátio, que abriga um jardim de arbustos perenes e trepadeiras, serve como um espaço de transição entre a cidade e o local de trabalho. Nos pavimentos superiores foram dispostos quatro apartamentos - desde um estúdio a uma unidade de três quartos, incluindo um duplex. A estratégia foi otimizar, para oferecer o máximo de luz e conforto aos habitantes. A maioria dos apartamentos tem dupla orientação e faz uso dos amplos terraços.

© Charly Broyez
© Charly Broyez

A fachada é composta por dois materiais - madeira preta, escolhida pela sua durabilidade, e grandes aberturas em caixilharia de metal num tom cinza claro. As ripas de madeira do revestimento externo alternam entre as direções vertical e horizontal, sequenciando o volume e dando diferentes leituras ao padrão da fachada. As diferentes posições, formas e tipos de aberturas permitem também brincar com o ritmo da fachada. O contraste entre o volume da madeira preta e os tons claros das fachadas vizinhas, chama a atenção de diferentes pontos de vista. Esta tipologia, rara em construções novas, poderia ser uma referência em termos de adensamento de pequena escala, quando inseridos em tecidos de lotes limitados.

© Charly Broyez
© Charly Broyez

Corte
Corte

© Charly Broyez
© Charly Broyez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:39, rue Eugène LUMEAU, 93400 SAINT-OUEN, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa RMDM / RMDM Architectes" [RMDM House / RMDM Architectes] 13 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958097/casa-rmdm-rmdm-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.