Casa RMDM / RMDM Architectes

Casa RMDM / RMDM Architectes - Fotografia de ExteriorCasa RMDM / RMDM Architectes - Fotografia de Interiores, Madeira, CadeiraCasa RMDM / RMDM Architectes - Fotografia de Interiores, EscadaCasa RMDM / RMDM Architectes - Fotografia de ExteriorCasa RMDM / RMDM Architectes - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: RMDM Architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  505
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Charly Broyez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Piveteau bois, SDA LEPINARD, Technal, Velux, iGuzzini
  • Arquitetos Responsáveis: Philippe Maillols, Eric Dolent, Alexandre de Muizon, Luc Marguerite
  • Engenharia: MIZRAHI BET TCE
  • Cidade: Saint-Ouen
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Casa RMDM / RMDM Architectes - Fotografia de Exterior
© Charly Broyez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na fronteira com o histórico mercado de pulgas de Saint-Ouen, este pequeno edifício de uso misto - escritório de arquitetura e habitação coletiva, está inserido em um tecido suburbano típico, definido por edifícios heterogêneos e relativamente baixos. A primeira dificuldade na concepção do projeto foi integrar o edifício no pequeno lote, respeitando ao máximo o seu entorno residencial. A altura permitida do volume de cinco pavimentos possibilitou associarmos uma habitação a norte e uma casa geminada a sul. A estratégia resultou em espaço livre para um pátio de 50 m², que representa uma área de respiro no tecido denso, além de uma transparência em relação à cidade.

Casa RMDM / RMDM Architectes - Fotografia de Exterior
© Charly Broyez
Casa RMDM / RMDM Architectes - Imagem 16 de 24
Planta Pavimento Térreo
Casa RMDM / RMDM Architectes - Fotografia de Exterior
© Charly Broyez

Outro desafio foi gerir a sobreposição dos dois programas diferentes na pequena parcela, proporcionando-lhes espaços de qualidade e intimidade. O sistema de construtivo com colunas e vigas de concreto permitiu liberar o máximo de espaço explorável no pequeno lote. O escritório de arquitetura ocupa três pavimentos: um depósito e uma sala de reuniões no subsolo, a cafeteria e escritório dos sócios no térreo e uma área de trabalho no primeiro pavimento. Este último foi projetado com uma planta livre, de forma a criar um espaço de trabalho confortável, adaptável e luminoso.

Casa RMDM / RMDM Architectes - Fotografia de Interiores, Escada
© Charly Broyez

Matérias-primas simples conferem uma estética minimalista e elegante ao interior. Nas paredes, o concreto áspero do teto e da escada foram mantidas aparentes, painéis de compensado de madeira revestem algumas das paredes em um ritmo regular e o cinza metálico faz composição aos caixilhos das janelas. O espaço externo no coração do lote foi reservado à equipe de arquitetura. Este pátio, que abriga um jardim de arbustos perenes e trepadeiras, serve como um espaço de transição entre a cidade e o local de trabalho. Nos pavimentos superiores foram dispostos quatro apartamentos - desde um estúdio a uma unidade de três quartos, incluindo um duplex. A estratégia foi otimizar, para oferecer o máximo de luz e conforto aos habitantes. A maioria dos apartamentos tem dupla orientação e faz uso dos amplos terraços.

Casa RMDM / RMDM Architectes - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Charly Broyez

A fachada é composta por dois materiais - madeira preta, escolhida pela sua durabilidade, e grandes aberturas em caixilharia de metal num tom cinza claro. As ripas de madeira do revestimento externo alternam entre as direções vertical e horizontal, sequenciando o volume e dando diferentes leituras ao padrão da fachada. As diferentes posições, formas e tipos de aberturas permitem também brincar com o ritmo da fachada. O contraste entre o volume da madeira preta e os tons claros das fachadas vizinhas, chama a atenção de diferentes pontos de vista. Esta tipologia, rara em construções novas, poderia ser uma referência em termos de adensamento de pequena escala, quando inseridos em tecidos de lotes limitados.

Casa RMDM / RMDM Architectes - Fotografia de Interiores, Madeira, Cadeira
© Charly Broyez

Casa RMDM / RMDM Architectes - Imagem 21 de 24
Corte

Casa RMDM / RMDM Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Charly Broyez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:39, rue Eugène LUMEAU, 93400 SAINT-OUEN, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa RMDM / RMDM Architectes" [RMDM House / RMDM Architectes] 13 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958097/casa-rmdm-rmdm-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.