Casa de Concreto / Markella Menikou Chartered Architect

Casa de Concreto / Markella Menikou Chartered Architect - Fotografia de Exterior, FachadaCasa de Concreto / Markella Menikou Chartered Architect - Fotografia de ExteriorCasa de Concreto / Markella Menikou Chartered Architect - Fotografia de ExteriorCasa de Concreto / Markella Menikou Chartered Architect - Fotografia de ExteriorCasa de Concreto / Markella Menikou Chartered Architect - Mais Imagens+ 34

Limassol, Chipre
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  657
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Charis Solomou
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  C.A Askotis, Condeana, DALIKO, Dark Architectural Lighting, Epiphaniou Bath & Floors, Osmaco, Rabel Aluminium Systems, Sogepa Elevators LTD
  • Engenheiro Estrutural: Gravitech Engineering LLC
  • Engenheiro Elétrico: Double N Consulting Engineers
  • Engenheiro Mecânico: DDA Mechanical Consulting Engineers LLC
  • Construtora: Nicodemou & Gavrias Construction Company Ltd
  • Cidade: Limassol
  • País: Chipre
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Concreto / Markella Menikou Chartered Architect - Fotografia de Exterior, Fachada
© Charis Solomou

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Concreto é uma residência unifamiliar localizada na área suburbana, bastante densa, de Paniotis, em Limassol, e se destaca pelo contraste com as propriedades adjacentes. O lote linear proporcionou uma inserção longitudinal do projeto; perpendicular à fachada mais estreita da rua. Embora o terreno esteja cercado de propriedades pré-existentes nas proximidades, o projeto atinge uma fluidez orgânica dentro e fora, além de uma permeabilidade espacial e percepção de amplitude. A disposição da casa no entorno manipula as relações visuais com as propriedades adjacentes, aos esconder e revelar trechos estrategicamente.

Casa de Concreto / Markella Menikou Chartered Architect - Fotografia de Exterior
© Charis Solomou

Uma ousada tela de metal (estrutura de aço e painéis de malha expandida) foi posicionada na fachada oeste da rua, atuando como uma barreira de privacidade. A superfície também cria uma sensação de antecipação pouco antes de acessarmos e sentirmos a porosidade espacial, com a extensão contínua da casa para o exterior, e também fornecer sombra ao intenso sol de verão do oeste. A austeridade da fachada oeste é desafiada por um crescimento sazonal de trepadeiras. Estratégias espaciais, materialidade, paisagismo e vegetação celebram sazonalidade e temporalidade. Os cômodos internos se espalham por uma série de espaços intersticiais criados entre o envelope de concreto principal do edifício e uma camada secundária de painéis de ripas de madeira articulados com telas de malha expandida deslizantes.

Casa de Concreto / Markella Menikou Chartered Architect - Imagem 20 de 39
Corte

Esses espaços atuam como interfaces para criar um microclima intermediário via sombreamento, controlando os ganhos de calor com bolsões de vegetação para resfriamento evaporativo e manipulação dos brises. Estes espaços pertencem tanto ao interior como ao exterior, sendo alguns íntimos, como os quartos externos. A paisagem externa proporciona um fluxo contínuo em torno do edifício, revelando o subsolo como um pavimento inferior com acesso direto ao exterior. Diversas áreas ao ar livre permitem diferentes padrões de habitação e conforto climático: um amplo jardim oriental (sombreado pelo volume da casa à tarde, quando é mais utilizado), uma sala ao ar livre que funciona como um espaço de vida central (captando os ventos do oeste), a área da piscina, um jardim escalonado que leva a um jardim rebaixado, uma rampa com vegetação que conduz à garagem inferior e um jardim de ervas voltado para o norte.

Casa de Concreto / Markella Menikou Chartered Architect - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Charis Solomou

A abordagem tectônica consiste em uma estrutura primária de concreto armado (vigas e laje) preenchida por paredes externas de concreto, resultando em uma concha de concreto contínua. O projeto se concentrou na experimentação com o concreto marcado por tábuas de madeira exposta; visando a precisão das formas, da mistura de concreto, dos processos de cura e da obtenção de uma variedade de texturas impressas. A massa e a durabilidade do concreto estabelecem um diálogo com a madeira bruta e os metais. Uma série de elementos cinéticos manifestam ainda mais a apreciação de que as preferências e necessidades podem ser alteradas e permitem que os usuários se apropriem de seus espaços e modulem o ambiente.

Casa de Concreto / Markella Menikou Chartered Architect - Fotografia de Exterior
© Charis Solomou

Todos os espaços de estar foram voltados para a face sul com profundos beirais horizontais, que projetam sombras no verão. As aberturas para outras faces encorajam a ventilação cruzada. Uma parede interna de concreto aparente demarca uma zona amortecimento ao norte onde foram dispostos todos os espaços de apoio. As estratégias de resfriamento e aquecimento passivo foram empregadas em combinação com um envelope muito bem isolado termicamente e sistemas ativos, que contribuem para a excelente eficiência energética do projeto.

Casa de Concreto / Markella Menikou Chartered Architect - Fotografia de Exterior
© Charis Solomou

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Concreto / Markella Menikou Chartered Architect" [Concrete House / Markella Menikou Chartered Architect] 10 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958045/casa-de-concreto-markella-menikou-chartered-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.