Edifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio

Edifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio - Fotografia de ExteriorEdifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio - Fotografia de ExteriorEdifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio - Imagem 4 de 17Edifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio - Fotografia de Exterior, TijoloEdifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Zabriskie Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Relja Ivanic
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Sertechnics
  • Arquiteta Responsável: Milka Gnjato
  • Detalhes Técnicos: Ana Mićić
  • Cidade: Belgrado
  • País: Sérvia
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio - Fotografia de Exterior
© Relja Ivanic

Descrição enviada pela equipe de projeto. A principal característica do edifício reside na interpretação contemporânea da linguagem arquitetônica do patrimônio industrial a partir de seu entorno imediato. O edifício se equilibra entre uma aparência comercial e a do edifício residencial. Tal interpretação afirma propositalmente o pluralismo da vida moderna, quando espaço de trabalho = espaço de moradia. A intenção era melhorar a qualidade do tempo que os usuários passam nas instalações, tanto através da atmosfera interna quanto externa que elas constroem.

Edifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio - Fotografia de Exterior
© Relja Ivanic

Além disso, utilizando tijolos reciclados, bem como tratando elementos de fachada, ou seja, reinterpretando a linguagem da arquitetura industrial e comercial do início do século XX em Belgrado, Mia Dorcol é o primeiro edifício contemporâneo na região, que visa preservar o espírito autêntico desta região de Belgrado.

Edifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio - Imagem 16 de 17
Layout

O entorno do edifício é dominado pela arquitetura industrial do início do século XX. A decisão em relação a tal contexto é afirmativa, através da reinterpretação contemporânea da linguagem da arquitetura industrial e comercial desde os tempos da industrialização precoce. Formas, materialização: Os elementos que reinterpretam a linguagem da arquitetura industrial e comercial são a pilastra, a estrutura horizontal do piso, a divisão tripartite da fachada, o ritmo e proporção de aberturas, e o tipo de assentamento dos tijolos. Para as partes da fachada feitas em tijolo cortado, foi utilizado tijolo reciclado. Três estilos tradicionais de assentar o material foram reinterpretados:

Edifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Relja Ivanic

O estilo alinhado foi aplicado na zona dos pilares a partir da qual o tipo de ligação e as dimensões do tijolo escolhido ditaram as dimensões das pilastras e o ritmo geral da fachada. As horizontais são feitas em estilo francês por duas razões - uma é a intenção de quebrar a continuidade das pilastras verticais, mas, além disso, ele garante que a forma de organização dos elementos horizontais e verticais seja claramente diferenciada e não se "funda" em um padrão retangular.

Edifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio - Fotografia de Exterior
© Relja Ivanic

Nos espaços entre as janelas e os pilares foi utilizado o estilo gótico, de modo que todos os outros tijolos foram colocados alinhados a seu lado mais curto e empurrados para fora da linha de acabamento da parede com uma dobra para apoio estável de 2/3 de seu comprimento. No total, foram utilizados 3 tipos de assentamento, cada um na conveniente lógica histórica da alvenaria e com o objetivo de alcançar um ritmo e textura adequados, tanto em detalhes quanto como um todo.

Edifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio - Fotografia de Exterior
© Relja Ivanic

Construção, função: A base pavimento tipo é projetada como espaço aberto, através do princípio de concha e núcleo. O edifício é estruturalmente posicionado de modo que as pilastras verticais, proeminentes na fachada, também são pilares de apoio. Portanto, o interior da base é aliviado dos elementos estruturais, o que permite uma grande flexibilidade organizacional. As bases também apresentam varandas projetadas como divisórias de vidro, para sentir a loggia como parte do interior.

Edifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio - Fotografia de Exterior
© Relja Ivanic

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belgrado, Sérvia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Mia Dorcol / Zabriskie Studio" [Mia Dorcol Apartments / Zabriskie Studio] 11 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958001/edificio-residencial-mia-dorcol-zabriskie-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.