Residência U36 / TRIMONIS architects

Residência U36 / TRIMONIS architects - Fotografia de Exterior, TijoloResidência U36 / TRIMONIS architects - Imagem 3 de 29Residência U36 / TRIMONIS architects - Fotografia de Interiores, ConcretoResidência U36 / TRIMONIS architects - Fotografia de ExteriorResidência U36 / TRIMONIS architects - Mais Imagens+ 24

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  670
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bonumwood, Bulthaup, COR, Falper, Nemetschek, RHEINZINK, Schüco
Residência U36 / TRIMONIS architects - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Leonas Garbaciauskas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meados do século XIX, foi o lugar onde nasceu e se desenvolveu um dos mais disciplinados movimentos religiosos judeus. Durante a ocupação nazista entre 1941 e 1944, a sinagoga em Uzupis foi destruída, e depois disso veio a ocupação soviética, durante a qual esta desolada casa de oração foi transformada em unidades habitacionais. Quando a Lituânia recuperou a independência, levou quase 20 anos para que alguém percebesse este objeto de herança judaica e fizesse algo a respeito.

Residência U36 / TRIMONIS architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Leonas Garbaciauskas

A.Trimonis visava restaurar a escala histórica do edifício e seu diálogo com o entorno. Era muito importante para ele manter as formas simples e elementares tanto na planta geral, quanto nos espaços internos.

Residência U36 / TRIMONIS architects - Imagem 22 de 29
Planta - Térreo

O edifício está localizado na cidade antiga de Vilnius. Processar toda a documentação e receber a aprovação para a reforma da autoridade local é sempre o maior problema. Foi por conta disso que a implementação do projeto demorou bastante tempo para acontecer. Foi um desafio não perder o conceito e a ideia principais da proposta, manter alinhados todos os materiais e cores escolhidos durante um período tão longo de projeto.

Residência U36 / TRIMONIS architects - Imagem 3 de 29
© Leonas Garbaciauskas

Para a reconstrução do edifício foram utilizados materiais simples e autênticos que são típicos desta região, como tijolos de barro e cobertura de estanho, com pisos de pedra no pátio.

Residência U36 / TRIMONIS architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Leonas Garbaciauskas

Todos os tijolos da construção foram fabricados na Lituânia à mão e de acordo com as dimensões atribuídas pelo arquiteto. A cor dos tijolos foi ajustada com uma mistura de fuligem e água.

Residência U36 / TRIMONIS architects - Imagem 23 de 29
Planta - Primeiro Pavimento

Outra ideia era dar ao edifício não apenas uma única função. Os elementos das construções do edifício foram mantidos abertos e se tornaram a forma e o material mais importante, criando um clima nos interiores. O concreto aparente foi utilizado como o principal material da construção.

Residência U36 / TRIMONIS architects - Fotografia de Interiores, Concreto
© Leonas Garbaciauskas

As paredes não estruturais foram cobertas por reboco de cal em estilo antigo com o objetivo de manter o espírito da construção original. Novos elementos e outros detalhes arquitetônicos foram criados de acordo com a parte antiga da casa. O principal objetivo era manter as formas simples e elementares em todos os espaços.

Residência U36 / TRIMONIS architects - Imagem 24 de 29
Corte 01

A intervenção no edifício foi planejada e projetada de acordo com o estilo de vida familiar atual, mantendo o antigo espírito da casa. Todos os espaços tiveram restauradas partes de antigas pinturas murais, além de antigas paredes de tijolo e pedra da sinagoga que ocupava o espaço em outro tempo. O edifício tem três pavimentos. A entrada leva ao hall e às escadas com a piscina, que são a figura central da residência, ligando os três andares. A piscina serve como um sistema natural de umidificação do ar para todo o espaço.

Residência U36 / TRIMONIS architects - Fotografia de Interiores
© Leonas Garbaciauskas

No subsolo, existem três partes principais: galeria de arte, adega de vinhos e área privada de ginástica e SPA (sauna e pequena piscina). O térreo reúne a sala de jantar junto com a cozinha, a espaçosa sala de estar, o hall de entrada com as escadas, além do terraço externo com a maravilhosa vista do alto da cidade antiga de Vilnius. O primeiro andar possui 5 dormitórios, planejados para uma convivência familiar confortável.

Residência U36 / TRIMONIS architects - Fotografia de Exterior
© Leonas Garbaciauskas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência U36 / TRIMONIS architects" [U36 House in a Bohemian Context / TRIMONIS architects] 11 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957999/residencia-u36-trimonis-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.