Centro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark

Centro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Fotografia de Exterior
© Vibeke Eikehaug

Centro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Fotografia de Exterior, OrlaCentro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Fotografia de ExteriorCentro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Fotografia de ExteriorCentro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Fotografia de ExteriorCentro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: SAAHA, Utmark
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  82
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Vibeke Eikehaug
  • Sócio Arquiteto Responsável: SAAHA: Adnan Harambasic
  • Arquiteto Responsável: Utmark: Jacob Schroll
  • Equipe De Projeto: SAAHA: Thor Olav Solbjør, Fergus Sørli
  • Cidade: Bergen
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Centro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Fotografia de Exterior, Orla
© Vibeke Eikehaug

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório SAAHA venceu o concurso para o Centro de Visitantes no Monte. Fløyen, em Bergen, Noruega. O projeto visa facilitar o uso da paisagem montanhosa para crianças, jovens, alpinistas e turistas. Com um movimento ondulante, o pavilhão conduz o visitante desde a estrada de cascalho, que circunda o lago, até ao caminho para as montanhas do entorno.

Centro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Fotografia de Exterior
© Vibeke Eikehaug

O pavilhão está situado às margens de um lago de montanha, na popular área de trilhas de Fløyen. A partir do centro da cidade, o local é alcançado através de um passeio de oito minutos no funicular Fløyen, e uma caminhada de dez minutos pela floresta. O pavilhão fica adjacente à estrada de cascalho, nas margens do lago, e está posicionado em uma clareira existente, sendo cortado por um pequeno riacho que atravessa o local. Um novo muro de contenção em pedra natural foi construído, de forma a proteger as margens e possibilitar a movimentação dos peixes.

Centro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Imagem 11 de 16
Planta 1.150

A cobertura ondulada de madeira repousa sobre uma estrutura de aço leve, que cobre um pequeno café público. O beiral também oferece abrigo para visitantes fora do horário de funcionamento, visto que foi projetado com uma curva, que o guia o usuário para a floresta, ao lado de um pequeno riacho e uma trilha de caminhada. O pavilhão é um destino popular e um lugar natural para descansar, antes de explorar as montanhas circundantes.

Centro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Fotografia de Exterior
© Vibeke Eikehaug

Construir um novo destino em uma área natural já muito utilizada, exigiu um equilíbrio entre configurar uma presença visual, enquanto protegendo e integrando-se com a natureza do entorno. Com isso em mente, os arquitetos queriam que o pavilhão tocasse levemente o solo, ao mesmo tempo, que possuísse uma superfície robusta, para suportar o intenso fluxo de usuários. O deck que acompanha a cobertura também foi utilizado para configurar bancos em trechos acidentados.

Centro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Viga
© Vibeke Eikehaug

Para atender à demanda de abertura ao público fora do horário de funcionamento, a grande cobertura foi projetada como um abrigo contra as intempéries. Como consequência, o edifício nunca é «fechado», já que é muito procurado como destino de trilhas. O revestimento de madeira do telhado foi montado no local e não demanda de manutenção adicional, pois foi mantido em pátina natural, sob a influência do tempo.

Centro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Fotografia de Interiores
© Vibeke Eikehaug

O cliente necessitava de um espaço prático para criar um pequeno café, incluindo a possibilidade de servir no interior em dias de chuva. A solução foi projetar uma cozinha aberta e compacta, conectada a uma «caixa» de madeira, que abriga os vestiários dos funcionários, instalações de limpeza, equipamento de ventilação e os sanitários públicos.

Centro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Fotografia de Exterior
© Vibeke Eikehaug

O café foi envidraçado com uma pele de vidro e alumínio altamente transparente, enquanto a cobertura saliente fornece a proteção solar necessária durante os meses mais quentes. Tal estratégica fornece a estrutura uma transparência sem superaquecimento no verão.

Centro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark - Fotografia de Exterior
© Vibeke Eikehaug

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bergen, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Escritório
Cita: "Centro de visitantes no Lago Skomakerdiket Fløyen / SAAHA + Utmark" [Visitor Center in Skomakerdiket Lake / Fløyen / SAAHA + Utmark] 14 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957963/centro-de-visitantes-no-lago-skomakerdiket-floyen-saaha-plus-utmark> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.