Flow Estúdio de Yoga e Movimento / Nan Arquitectos

Flow Estúdio de Yoga e Movimento / Nan Arquitectos

© Iván Casal Nieto© Iván Casal Nieto© Iván Casal Nieto© Iván Casal Nieto+ 27

  • Arquitetos: Nan Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  146
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Iván Casal Nieto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ACB Iluminación, Adobe, AutoDesk, Forbo, Her Lighting, JNF, Tupai
  • Arquitetos Responsáveis:Alberto F. Reiriz , Vicente Pillado, Sofía Agulló
  • Equipe De Design:Vicente Pillado, Alberto F. Reiriz, Sofía Agulló.
  • Cidade:Pontevedra
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Iván Casal Nieto
© Iván Casal Nieto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dizem que a yoga é a união do corpo e da mente. Nosso trabalho era encontrar um lugar onde isso fosse possível. Criar um espaço confortável e flexível para a prática de esportes e também um ambiente aconchegante e calmo para a meditação.

Croqui
Croqui

O espaço inicial era uma tela em branco, uma planta comprida e estreita que decidimos dividir em três seções de acordo com o programa de necessidades. O elemento organizador é um módulo localizado na parte central do recinto formado por paredes de tijolos que desenham um caminho quebrado no plano e dão fluidez ao espaço de circulação. É aqui que se aloja a parte de serviços do programa: sanitários, vestiários e arrecadação.

© Iván Casal Nieto
© Iván Casal Nieto
© Iván Casal Nieto
© Iván Casal Nieto

Por sua vez, este elemento delimita os dois espaços principais, um utilizado como casa de chá e recepção na frente das instalações e o outro para a prática de ioga em segundo plano, conseguindo uma continuidade espacial onde cada área se liga à anterior e se conecta com a seguinte de forma natural.

© Iván Casal Nieto
© Iván Casal Nieto

Para atingir o ambiente pretendido utilizamos um conjunto de materiais e técnicas construtivas que conferem aconchego e simplicidade ao espaço. Por isso decidimos usar os materiais em seu estado mais natural. Madeira, concreto com suas imperfeições e tijolo combinado com instalações expostas e ferragens inacabadas. Assim, a essência do lugar está na própria natureza e na paz que ela transmite.

Axonométrica
Axonométrica
Planta
Planta

Procuramos com o design refletir a filosofia do yoga para que o mobiliário desempenhe um papel fundamental. Por exemplo, o bar contínuo da sala de chá cria um ambiente de relacionamento e confiança, e as prateleiras sob medida para guardar o material em sala de aula transmitem ordem e limpeza. Também a ligação direta com o sol é essencial na prática do yoga, por isso usamos esse simbolismo na forma e na iluminação dos espelhos localizados nas áreas mais representativas do local.

© Iván Casal Nieto
© Iván Casal Nieto
© Iván Casal Nieto
© Iván Casal Nieto

Tão importante quanto é a iluminação do projeto. A tentativa é feita para potenciar a entrada de luz natural nas zonas em contato com o exterior com grandes janelas e é complementada por uma iluminação artificial adequada a cada um dos diferentes ambientes.

© Iván Casal Nieto
© Iván Casal Nieto
© Iván Casal Nieto
© Iván Casal Nieto

Em suma, o projeto simboliza uma jornada onde, ao entrar, o usuário sai do ritmo acelerado da vida e se conecta gradativamente com o espaço por meio do corpo e da mente.

© Iván Casal Nieto
© Iván Casal Nieto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rúa Eduardo Pondal, 36003 Pontevedra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Flow Estúdio de Yoga e Movimento / Nan Arquitectos" [Flow estudio de yoga y movimiento / Nan Arquitectos] 09 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957904/flow-estudio-de-yoga-e-movimento-nan-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.