Casa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa

Casa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Fotografia de ExteriorCasa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Fotografia de InterioresCasa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Fotografia de Interiores, VigaCasa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Mais Imagens+ 21

Algarve, Portugal
  • Equipe De Projeto: Mário Sousa, Marta Brandão
  • Colaboradores: Rui Lima, Frederico Leite
  • Cidade: Algarve
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Fotografia de Exterior
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no Algarve, sul de Portugal, esta casa Mima House foi idealizada como um refúgio para a agitação da cidade. Com fachadas quase totalmente envidraçadas, o interior da casa permite vistas infinitas dos pinheiros que circundam o terreno, enquanto os rebordos da fachada com ripas de madeira (que asseguram a privacidade das casas de banho) realçam o carácter de madeira da casa e reforçam a sua integração na paisagem natural.

Casa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© José Campos
Casa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Imagem 22 de 26
Planta - Térreo
Casa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© José Campos

Com uma elegante forma regular que se estende ao longo de um único piso, esta casa de 160 metros quadrados respeita a habitual grelha de 1,60m, comum a todas as casas Mima, provando mais uma vez que o sistema de base utilizado pela Mimahousing permite a concepção de casas substancialmente diferentes em termos de carácter, apesar da regularidade constante dos planos e da simplicidade das formas das casas.

Casa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Fotografia de Interiores, Dormitório
© José Campos
Casa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Imagem 24 de 26
Cortes
Casa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Fotografia de Interiores, Viga
© José Campos

Esta casa é particularmente interessante pela simetria da sua planta. Elevada 1,20m do solo, revelando suas fundações e estrutura de madeira, o núcleo da casa toca o solo através de uma ampla escada de madeira. A cozinha e a zona de estar encontram-se no centro da casa, com uma grelha de 1,60m sublinhada no tecto de madeira, e os quartos encontram-se nas extremidades opostas, dois de cada lado, num esquema simétrico.

Casa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Fotografia de Interiores, Cerca
© José Campos

A estrutura da casa foi construída em pinho nórdico. Os caixilhos de madeira são em madeira de kambala. As extensas paredes em ripado dos cantos são em madeira de pinho termotratada. Os exteriores são detalhados com zinco; as superfícies interiores são acabadas com madeira de pinho e carvalho.

Casa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa - Fotografia de Interiores, Cadeira
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mima / Marta Brandão + Mário Sousa" 28 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957548/casa-mima-marta-brandao-plus-mario-sousa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.