Casa em Santa Mamede / ESQVTA

Casa em Santa Mamede / ESQVTA - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Arco, PilarCasa em Santa Mamede / ESQVTA - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaCasa em Santa Mamede / ESQVTA - Fotografia de Interiores, BanheiroCasa em Santa Mamede / ESQVTA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, VigaCasa em Santa Mamede / ESQVTA - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: ESQVTA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  315
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Arquiteto Responsavel: Vitor Almeida
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Santa Mamede / ESQVTA - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Ricardo Oliveira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. Qualquer tipo de intervenção neste espaço não deve interferir no já existente. Mais do que propor era preciso omitir, mais do que desenhar era preciso recuperar e integrar, mais do que compor era preciso ser simples e silencioso com rigor na resposta às novas necessidades.

Casa em Santa Mamede / ESQVTA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga
© Ricardo Oliveira Alves

O apartamento está integrado num edifício originalmente concebido como Hotêl Particulier. O apartamento ocupa o 1º andar, originalmente o andar dos quartos - 11 quartos, um deles utilizado como casa de banho. Por ser um andar social, quase todas as paredes e tetos desses quartos foram decorados com ricas pinturas murais.

Casa em Santa Mamede / ESQVTA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira
© Ricardo Oliveira Alves

Quando transformado em fracção individual de habitação, o apartamento foi ocupado por Pedro Espírito Santo conhecido como anfitrião das melhores festas e jantares de Lisboa e os 11 quartos serviram-no na perfeição. Em 2019 o apartamento adquiriu um novo proprietário, com uma família clara estrutura. O programa de intervenção no espaço teve como base o manutenção, conservação e restauração de toda a arquitetura patrimônio da propriedade, mas adaptando-o às necessidades da família - a partir de 1 banheiro agora temos 6 banheiros independentes.

Casa em Santa Mamede / ESQVTA - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama, Janela, Viga
© Ricardo Oliveira Alves

Todo o trabalho partiu da premissa de que as intervenções deveriam ser silenciosas o suficiente para não serem percebidas, ou para disputar a atenção pelo pré-existente. Se as obras de recuperação fossem silenciosas na forma e na escolha dos materiais, o projeto de design de interiores optou por uma cuidadosa seleção de peças de design atemporais - como se do auge da arte do século XVIII pudéssemos no mesmo espaço e de repente viajar para o que é melhor produzido no design do século 21. A história é escrita hoje em um idioma diferente. Com outros objetos e argumentos mesmo que o princípio permaneça presente: uma casa para morar e ser morada.

Casa em Santa Mamede / ESQVTA - Fotografia de Interiores, Banheiro, Madeira, Pia, Banheira
© Ricardo Oliveira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. de São Mamede, 1100 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa em Santa Mamede / ESQVTA" 24 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957531/casa-em-santa-mamede-esqvta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.