Casa Alto Mearim / depA architects

Casa Alto Mearim / depA architects - Fotografia de Exterior, Janela
© José Campos

Casa Alto Mearim / depA architects - Fotografia de Interiores, PrateleiraCasa Alto Mearim / depA architects - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa Alto Mearim / depA architects - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, ChuveiroCasa Alto Mearim / depA architects - Fotografia de Interiores, Mesa, VigaCasa Alto Mearim / depA architects - Mais Imagens+ 15

Matosinhos, Portugal
  • MEP: Armanda Santos
  • Cidade: Matosinhos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Alto Mearim / depA architects - Fotografia de Interiores
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A pequena e preexistente casa de Matosinhos pertence a um conjunto de prédios semelhantes que perpetuam a memória e a identidade da cidade. A forma alongada da propriedade contrasta com as dimensões curtas e estreitas da casa.

Casa Alto Mearim / depA architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© José Campos

Quando a visitamos pela primeira vez, a casa já estava desinibida e o edifício principal foi estendido para o quintal através de vários e consecutivos anexos com divisões minúsculas e interiores sem iluminação natural nem ventilação. Para manter viva a memória que guarda a casa, mantivemos o seu edifício principal, embora tenhamos criado mudanças necessárias na sua organização. Desde a entrada definimos o eixo principal de composição que atravessa a casa no seu fundo. A nova construção do quintal envolve dois pátios que mantêm todos os espaços sociais em clara relação entre si e com o jardim exterior. Assim, os espaços verdes participam diretamente no ambiente do edifício e também se estendem ao telhado verde acima da construção sinuosa no quintal.

Casa Alto Mearim / depA architects - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© José Campos
Casa Alto Mearim / depA architects - Imagem 18 de 20
Plantas
Casa Alto Mearim / depA architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© José Campos

No primeiro andar localizam-se os espaços privados da casa. Mesmo que tenham sido colocados em piso separado, seu acesso é por mezanino perfurado e em relação aos espaços do piso inferior e pontuado por aberturas que permitem vistas transversais e acentuam a profundidade da composição. Construtivamente, foram mantidas as técnicas e materiais existentes no edifício principal e, ao mesmo tempo, foram assumidos novos elementos de concreto no novo ramal. Apesar disso, há uma contaminação de cores e materiais entre o preexistente e o novo, tornando o edifício um organismo vivo.

Casa Alto Mearim / depA architects - Fotografia de Interiores, Prateleira
© José Campos

O concreto aparece em a fachada principal devido às adaptações necessárias para criar uma entrada de garagem, no entanto surge como uma mimética da tectónica existente. A cor ocre do solo argiloso da propriedade migra para o gesso das paredes circundantes e para o pigmento do piso de cimento em todo o piso térreo. A cor verde, inicialmente apenas nos azulejos existentes na fachada principal, foi transportada para os novos azulejos mas também para as fachadas dos fundos e carpintarias interiores que atravessam todos os espaços.

Casa Alto Mearim / depA architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© José Campos
Casa Alto Mearim / depA architects - Imagem 20 de 20
Elevação
Casa Alto Mearim / depA architects - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Chuveiro
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Alto Mearim / depA architects" 30 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957331/casa-conde-depa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.