Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura

Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Exterior, JardimEdifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Interiores, AidoEdifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Exterior, Escada, CorrimãoEdifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de InterioresEdifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Mais Imagens+ 30

  • Colaboradores: Michela Lostia, Adrian Iturriaga, Raymundo Flores, Fabian Gremión, Renata de Miguel
  • Cálculo Estrutural: Ricardo Camacho
  • Mobiliário: Carpintería MX
  • Paisagismo: La Naturoteca
  • Comunicação Visual: Gabriela Álvarez
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício que hoje abriga o escritório do Corporativo BNS é datado de 1905, localizado na Colônia San Rafael, uma das mais antigas da Cidade do México. A reforma deste edifício conseguiu uma combinação perfeita de um estilo de construção clássico com as necessidades atuais de um espaço prático e moderno. Originalmente este edifício era uma casa com a distribuição típica para a época, com um pátio interior que, através de um pórtico, se conecta com todos os ambientes.

Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Exterior, Jardim
© Onnis Luque
Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Imagem 29 de 35
Planta - Térreo
Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Exterior, Aido
© Onnis Luque

A antiga construção foi utilizada como escritório nos anos 1970 e, para isso, foi necessário construir um anexo que fosse adequado para instalação de equipamentos de trabalho. Na época dessa construção, optou-se por reproduzir a linguagem do edifício antigo e, além disso, esse anexo tem um único corredor que centraliza a distribuição sequencial entre os diferentes espaços. O sistema construtivo, os materiais e a altura dos mezaninos são diferentes do antigo prédio. Ao longo dos anos, foram acrescentados pequenos edifícios e pátios foram cobertos para que essas áreas funcionassem como escritórios e espaços multiusos.

Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Onnis Luque

A transformação desse edifício também é reflexo do crescimento da cidade, do aumento da população e das mudanças no uso do solo e da zona urbana onde está localizado.  O projeto desta nova reforma, encabeçado pelo  Gabriel Beas Arquitectura, consiste em integrar os diferentes espaços e épocas de construção, com os escritórios e outros programas de apoio. O processo de projeto e a execução da obra levou cerca de quatro anos, durante os quais, junto do cliente, foram sendo decididos os programas da construção. 

Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Exterior, Escada, Corrimão
© Onnis Luque

A reforma foi feita por etapas para que, semanas após a obra, o edifício pudesse estar a ser utilizado. A casa de 1905 recuperou o seu estado original, ressaltando a talha, a serralheria, a carpintaria e os pisos de da época. Os quartos foram adaptados a escritórios, e, o que era a cozinha e a sala de jantar passaram a ser sala de reuniões e sala de espera. Além disso, a estrutura também foi reforçada, para adicionar um nível que dá continuidade à adequação arquitetônica e à modulação do piso térreo. A nova construção é uma estrutura de aço com divisórias e vidro do chão ao teto.

Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Interiores, Aido
© Onnis Luque
Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Imagem 30 de 35
Corte AA
Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Onnis Luque
Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Onnis Luque

Para introduzir a vegetação nos níveis superiores, foram colocadas jardineiras que funcionam também como guarda-corpos, um detalhe que se repete em todos os edifícios unificando o todo. Aproveitando a localização privilegiada da casa no centro da cidade, foi eliminado o estacionamento, aproveitando ao máximo o potencial de aproveitamento do imóvel. Os pátios recuperaram o seu aspecto inicial, foi retirada a cobertura e implantado um jardim. Os pátios funcionam como hall de entrada e são a principal ligação entre as diferentes partes do projeto.

Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Onnis Luque
Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Imagem 28 de 35
Corte CC
Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque

Uma segunda extensão foi construída na parte de trás do imóvel, agregando um andar de escritório e outro que funciona como sala polivalente. No piso térreo encontra-se a cozinha e sala de refeições para funcionários, que têm ligação direta ao pátio. O resultado é lido como um conjunto homogêneo em que os diferentes períodos de construção coexistem com a vegetação, gerando um espaço de calma entre o caos da cidade.

Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque
Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura" [Corporativo BNS / Gabriel Beas Arquitectura] 23 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957298/edificio-corporativo-bns-gabriel-beas-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.