Edifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo

Edifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, CorrimãoEdifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo - Mais Imagens+ 35

Caucaia , Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1319
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Igor Ribeiro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alum City, AutoDesk, Celite, Cerbrás, Hidracor Tintas, Pedras Decorativas, Precil Premoldados Ltda, Trimble
  • Arquitetos Líderes: Yuri Praça e Thiago Baêtas
  • Cidade: Caucaia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Igor Ribeiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O município de Caucaia é vizinho tanto da capital Fortaleza quanto do Complexo Industrial e Portuário do Pecém implantado nos anos 2000, um dos maiores do país. A cidade tem uma crescente demanda por habitações próximas à sua zona urbanizada, e junto com essa demanda chegam os comércios e serviços de apoio. A dinamização desse tecido urbano, transformando gradualmente o que era uma cidade satélite em um centro urbano dinâmico é a essência da qual se alimenta este projeto.

Edifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Igor Ribeiro

O edifício de uso misto resgata uma conexão com a rua atualmente pouco explorada, através da fachada ativa conectada ao passeio. Tomando proveito da legislação, o balanço das varandas dos apartamentos em cima forma uma marquise coberta, tornando-se bastante convidativa para transeuntes devido ao excessivo calor da região. 

Edifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Igor Ribeiro
Edifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo - Imagem 40 de 40
Fachada
Edifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão
© Igor Ribeiro

Nesta região a fachada leste é sempre a mais privilegiada, por ser sombreada do sol da tarde nas horas mais quentes do dia, e por receber ventilação predominante. A ventilação cruzada é garantida através de uma segunda fachada interna voltada para as circulações de acesso dos apartamentos. Esta circulação possui shafts de ventilação que soltam-na das janelas das unidades, garantindo a privacidade das mesmas e que ao mesmo tempo dão maior proteção do sol da tarde.

Edifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo - Fotografia de Interiores, Janela, Cerca, Vidro, Corrimão
© Igor Ribeiro

Os apartamentos são compactos porém como possuem os demais ambientes diretamente ligados ao estar/jantar, não perdem área com circulações internas. Todas as salas e quartos principais possuem varandas, que intercaladas por banheiros formam uma rica volumetria em zigue-zague.

Edifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Igor Ribeiro

Na cobertura, uma laje jardim possui copa e amplo terraço, que podem ser destinados a reuniões dos moradores ou outros eventos externos, onde um guardacorpo recuado não se mostra na fachada, ainda que permitindo interessantes visadas do entorno pouco verticalizado.

Edifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo - Fotografia de Exterior, Janela
© Igor Ribeiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Cel. José da Costa - Pabussu, Caucaia - CE, 61600, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Jereissati / Octo Arquitetura + Urbanismo" 12 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956929/residencial-jereissati-octo-arquitetura-plus-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.