Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart

Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Fotografia de ExteriorCasa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Fotografia de ExteriorCasa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Fotografia de ExteriorCasa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Mais Imagens+ 18

Mar del Plata, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Obralinda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Casa Blanco, Cerrosud, Pasalto Hormigon, Pintureria "Del centro", Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsável: Guillermo Elgart
  • Equipe De Projeto: Juan Albarenque, Andrés López.
  • Clientes: Alejandro Montoya
  • Engenharia: Felipe Otárola
  • Colaboradores: Juan Manuel Blanco Peralta, Juan Icarde.
  • Cidade: Mar del Plata
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Fotografia de Exterior
© Obralinda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma pequena casa. Um terreno no bairro Santa Celina, ao sul de Mar del Plata. Um bairro ajardinado da cidade. Um lote de centro/metade da quadra, que apesar de ter uma tipologia pampeana, contava com a rua bem abaixo do seu nível natural. À sua frente, uma rua ampla e cheia de árvores. Ao fundo, ao norte, um passeio público verde. Muito atípico e ao mesmo tempo muito bonito, um caminho de pedestre. Apesar dos poucos metros do programa, procuramos diversos percursos, podendo-se chegar a todos os espaços por mais de um caminho à escolha. Esses caminhos começam em um pátio central. Para isso, escavamos o terreno, alargando o nível da rua e assim inserimos uma grande rampa, que, como um pátio de carruagens, irrompe no centro do terreno.

Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Fotografia de Exterior
© Obralinda
Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Imagem 22 de 23
Planta - Baixa
Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Fotografia de Exterior
© Obralinda

Sobre o lote, repousa uma estrutura que envolve tudo. A casa é definida de forma simples. Simples na construção e simples na estrutura. Uma linha dupla de colunas metálicas paralelas à linha municipal. Sobre elas, de forma perpendicular, apóia-se uma série de vigas invertidas que estão presentes em toda a extensão. Assim, suspensa abaixo delas, há uma laje que define todo o espaço e também se dobra nas e extremidades conformando empenas. Por fim, o deck é suspenso por meio de tirantes metálicos fixados nas grandes vigas, deixando assim os pilares em altura dupla. Não há nada mais, não há elementos decorativos. A estrutura é a casa. Esta simplicidade construtiva permitiu-nos exaltar a estrutura e o sistema espacial. Apenas um elemento que aprisiona o espaço dentro e sob ele, e no qual nos movemos livremente. Para ser, para circular. Dentro fora. A linha que define o interior e o exterior se move livremente sob este grande recipiente de espaço.

Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Fotografia de Exterior
© Obralinda

Caminhos e relações espaciais. Vazamentos constantes em todas as direções enquanto se caminha sob um único plano. Investigar a multiplicidade de situações espaciais foi a premissa deste trabalho. A casa é um passeio, é poder estar em qualquer nível, é dentro e fora, é para cima e para baixo. 

Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Fotografia de Exterior
© Obralinda
Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Imagem 20 de 23
Axo
Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Fotografia de Exterior, Fachada
© Obralinda

A casa desenvolve-se sem definição de níveis, encontra-se no espaço. O estar é o piso, a poltrona, o exterior, o deck, a galeria e o parque está abaixo e acima. A relação mais procurada é a espacial. A casca onipresente liga todos os espaços e os ordena. Tudo está sob ele. TUDOS. Os espaços de estar e os de circular. A galeria e o setor de churrasqueiras, o carro e até as árvores estão contidos sob e dentro do jogo estrutural... Os espaços se olham... VIVENDO COM O MÍNIMO COMO SE FOSSE O MÁXIMO.

Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Fotografia de Interiores
© Obralinda
Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Imagem 18 de 23
Corte
Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart - Fotografia de Interiores
© Obralinda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart" [Casa Celina / TAM - Guillermo Elgart] 15 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956874/casa-celina-tam-guillermo-elgart> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.