Refúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti

Refúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Fotografia de Exterior, Fachada
© Simone Bossi

Refúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Fotografia de ExteriorRefúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Fotografia de Exterior, MadeiraRefúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Fotografia de ExteriorRefúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Fotografia de Interiores, VigaRefúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Mais Imagens+ 23

Breuil-Cervinia, Itália
Refúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Fotografia de Exterior
© Simone Bossi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, batizado de Chalet Blanc, nasceu da ideia de um jovem casal que decidiu construir um pequeno chalé sustentável aos pés do Monte Cervino. O volume é feito com uma estrutura pré-fabricada de madeira e reinterpreta o antigo chalé de uma forma contemporânea. O volume da casa é caracterizado pelo telhado em “W” invertido, que homenageia o horizonte e a majestade dos picos que coroam o vale, e representa a tentativa de iniciar um diálogo direto com a maravilha da natureza envolvente.

Refúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Fotografia de Exterior
© Simone Bossi

A linha da cobertura é retomada, em planta, pelo desenho das varandas, criando um desenho orgânico como um todo. As elevações são tratadas de forma diferente entre si, dependendo da orientação e das funções internas. As aberturas dos quartos e as grandes janelas dos espaços sociais do pavimento superior se abrem a sul.

Refúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Imagem 27 de 28
Planta
Refúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Imagem 21 de 28
Corte

Todos os quartos têm acesso aos terraços desenhados em ziguezague, parcialmente sombreados por brises de madeira. A noroeste, para proteger o chalé do clima severo, as fachadas são decididamente mais fechadas, sem grandes aberturas e saliências. Nestes lados, as paredes são marcadas por nervuras rítmicas que são feitas com vigas de madeira. As janelas e os respectivos caixilhos variam em tamanho e se abrem de forma mais livre e assimétrica, enquadrando a paisagem. Finalmente, a fachada leste é reconhecível pela grande abertura e a moldura em torno dela.

Refúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Fotografia de Interiores
© Simone Bossi

A estrutura de madeira é assentada sobre uma base de alvenaria com acabamento exterior em pedra seca. A base, para além de abrigar um apartamento de três andares, destina-se a garagem, sala técnica e espaço para armazenamento de equipamentos de esqui. O acesso é feito pelo lado norte no primeiro nível; o usuário é imediatamente recebido por uma pequena sala de estar que também funciona como hall. No mesmo nível encontramos, de um lado, um primeiro quarto e, do outro lado, um SPA com hidromassagem, duchas, uma sala de relaxamento, sauna e banho turco. A área de bem-estar tem vista para o jardim e o grande solário pavimentado em pedra.

Refúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Fotografia de Interiores, Viga
© Simone Bossi

O pavimento superior destina-se exclusivamente à recepção com a presença de 4 quartos, todos com banheiro e amplas janelas voltadas ao sul; o último andar é caracterizado por grandes janelas com vista para o vale e as altas montanhas que o rodeiam; neste espaço encontram-se a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e uma grande lareira com assento em pedra e chaminé de ferro; no lado leste, uma cobertura destina-se a um espaço de convívio para leitura e contemplação. A arquitetura tem alma sustentável. O chalé foi construído principalmente com materiais naturais de fontes renováveis, como madeira com emissões de CO2 muito baixas.

Refúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Fotografia de Interiores
© Simone Bossi

A arquitetura é equilibrada e em harmonia com o contexto que a acolhe; as fachadas e volumes são caracterizados pela variação de sólidos e vazios e pela vibração à luz do brise de madeira e das vigas verticais que desenham o lado norte. Procurou-se trabalhar no sentido de criar um volume em estreito diálogo com a montanha, que guardasse no seu interior espaços domésticos e acolhedores; ambientes com alto grau de conforto interno, feitos com materiais naturais e ecológicos.

Refúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti - Fotografia de Exterior, Madeira
© Simone Bossi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio do Alpinista / LCA Architetti / luca compri architetti" [The Climber's Refuge / LCA Architetti / luca compri architetti] 21 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956855/refugio-do-alpinista-lca-architetti-luca-compri-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.