Casa Vila / flipê arquitetura

Casa Vila / flipê arquitetura
© Carolina Lacaz
© Carolina Lacaz

© Carolina Lacaz© Carolina Lacaz© Carolina Lacaz© Carolina Lacaz+ 31

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: flipê arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  96
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Carolina Lacaz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Design Supplier, Flipê Decór, L´oeil, M.pingo Marcenaria, Mobly, Novo ambiente, PEDRAS BRASIL, Steel Head Design, ZL tapeçaria
  • Arquitetos Responsáveis:Gabriela Mestriner, Natalia Minas
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Carolina Lacaz
© Carolina Lacaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Demandas arquitetônicas tanto funcionais e estéticas, quanto estruturais e de manutenção. Buscamos no projeto atender as novas necessidades do espaço com o passar dos anos e novas fases de vida do casal que já morava na casa, enquanto resolvíamos problemas de manutenção de um imóvel construído há algumas décadas.

© Carolina Lacaz
© Carolina Lacaz
Sala Estar
Sala Estar
© Carolina Lacaz
© Carolina Lacaz

A principal diretriz de concepção foi a otimização de recursos no desenho, atender ao projeto e funcionalidade e em paralelo resolver manutenções necessárias. Desse modo trabalhamos novos elementos em paralelo com o existente, otimizamos escolhas de materiais para resolver problemas estruturais, sempre buscando escolhas conscientes.

© Carolina Lacaz
© Carolina Lacaz
Planta - Escritório
Planta - Escritório
© Carolina Lacaz
© Carolina Lacaz

A materialidade tinha como principal objetivo atender a proposta conceitual com custos limitados. Resultando em escolhas como o revestimento em blocos de concreto, que além do aspecto material e estético, também foi uma solução para reforçar a estrutura de paredes que estavam comprometidas e com infiltração no imóvel. O piso é uma solução duradoura em pedra natural, que cria espessura no contato com o solo e tem custos inferiores a revestimentos industrializados, além do toque de textura e quebra das linhas ortogonais da estante e blocos. 

© Carolina Lacaz
© Carolina Lacaz

Temos ainda exemplos de otimizações e elementos aproveitados, como o rack existente que foi incorporado na nova estante da sala, a mesa de jantar que teve apenas o tampo reformado, temos também o forro da sala mantido e repaginado com pintura setorizada, elemento que através da cor ganha importância e significado no espaço. Tornando assim, possível atender todas as necessidades do cliente de repensar a estética e função, com coerência de investimentos.

© Carolina Lacaz
© Carolina Lacaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Vila / flipê arquitetura" 11 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956769/casa-vila-flipe-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.