Casa Poz 7 / PL.Architekci

Casa Poz 7 / PL.Architekci - Fotografia de Exterior, Madeira, ConcretoCasa Poz 7 / PL.Architekci - Fotografia de ExteriorCasa Poz 7 / PL.Architekci - Fotografia de ExteriorCasa Poz 7 / PL.Architekci - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa Poz 7 / PL.Architekci - Mais Imagens+ 30

Poznań, Polônia
  • Arquitetos: PL.Architekci
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  272
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tom Kurek
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Focus
  • Colaboradores: Patrycja Dembowy, Bartosz Stanek
  • Construção: PPJK JACEK KRYSKE
  • Cidade: Poznań
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Poz 7 / PL.Architekci - Fotografia de Exterior
© Tom Kurek

Descrição enviada pela equipe de projeto. PL.architekci projetou uma casa em Poznań, na Polônia, com uma aparência de celeiro para Karolina. Ela tinha o sonho de uma casa que lhe permitisse realizar sua paixão por andar a cavalo que começou com seu amor pelos filmes de Hollywood sobre o Velho Oeste. Karolina começou encontrando um terreno perfeito nos arredores de Poznań, a 30 minutos de carro do centro histórico da cidade. Em seu tempo livre, exceto passeios a cavalo (ela tem um cavalo chamado Bystry ("Bright")), ela coleta cactos.

Casa Poz 7 / PL.Architekci - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Tom Kurek

Ela começou quando tinha 8 anos com um presente de seus pais e hoje possui 82 deles. Os arquitetos conseguiram enquadrar tal edificação na paisagem não competindo com o ambiente envolvente e deixando a arquitetura complementar o entorno. Graças a isso a casa não é como um monumento no meio de um campo.

Casa Poz 7 / PL.Architekci - Fotografia de Exterior
© Tom Kurek

A forma da edificação é tão simples que poderia ser desenhada por uma criança e, ao mesmo tempo, se assemelha a edificações rurais tradicionais das proximidades de Poznań. Não há espaço para o acaso - o telhado é liso e as chaminés e todas as instalações estão escondidas. De acordo com o princípio modernista, quanto menos, melhor, não há enfeites, ornamentos. Quanto à fachada, a casa tem o estilo de um celeiro, por isso é de madeira, feita de lariço cru, desprotegida de qualquer coisa - vai envelhecer naturalmente. Ela ficará cinza, haverá manchas, ficará semelhante às árvores que crescem ao redor.

Casa Poz 7 / PL.Architekci - Fotografia de Interiores, Madeira
© Tom Kurek
Casa Poz 7 / PL.Architekci - Imagem 34 de 35
Planta
Casa Poz 7 / PL.Architekci - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Tom Kurek

O lariço siberiano usado aqui é caracterizado por uma durabilidade muito boa. É muito denso, por isso não absorve água ou umidade com muita facilidade - estima-se que o larício cru deve ser impregnado com óleos aproximadamente a cada 20 anos. Também não é necessário limpar, basta lembrar que a cada ano vai se sobrepondo uma pátina crescente. O proprietário queria que a sala de estar ficasse tradicionalmente voltada para o sul para permitir a entrada de muito sol. Os designers propuseram uma solução oposta ao inverter a perspectiva precisamente por causa da paisagem.

Casa Poz 7 / PL.Architekci - Fotografia de Exterior
© Tom Kurek

Do nordeste, a casa fica de frente para a vista mais bonita - um prado, árvores e um pequeno rio, então há uma janela maior. Mas no final das contas a casa tem vidros nos quatro lados. Além disso, há muita madeira por dentro, desta vez freixo, que tem um grão excepcionalmente bonito. O piso é feito com madeira acinzentada, com 8 metros de comprimento, que corresponde a toda a largura da casa. A armação do telhado é de madeira também e o topo da ilha da cozinha foi substituído por um pedaço de tábua bruto.

Casa Poz 7 / PL.Architekci - Fotografia de Exterior
© Tom Kurek
Casa Poz 7 / PL.Architekci - Imagem 35 de 35
Corte - AA
Casa Poz 7 / PL.Architekci - Fotografia de Exterior
© Tom Kurek

Molduras pretas em grandes janelas não são acidentais - elas emolduram a paisagem e, portanto, o interior se conecta perfeitamente ao exterior. Na parte privativa, a cama e o banheiro ficam bem ao lado da janela, para que seja possível observar a natureza. No jardim, apenas algumas árvores foram plantadas, e o resto permaneceu o que era - um prado selvagem. Até o caminho é  feito de pedras usuais, entre as quais cresce a grama naturalmente.

Casa Poz 7 / PL.Architekci - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Tom Kurek

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Poz 7 / PL.Architekci" [Poz 7 House / PL.Architekci] 10 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956474/casa-poz-7-prchitekci> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.