Edifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier

Edifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Fotografia de Interiores, CozinhaEdifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Fotografia de Interiores, Cadeira, PortaEdifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Fotografia de ExteriorEdifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos Responsáveis: Takao Shiotsuka Atelier
  • Estrutura: Fir Architects
  • Elétrica: AES Design
  • Instalações Mecânicas: SK Design
  • Cidade: Saiki
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Edifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Toshiyuki Yano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma estrutura de concreto armado de três andares, localizada no cruzamento da entrada de um santuário onde, antigamente, funcionava uma loja de bebidas que servia saquê aos fiéis em eventos especiais. Um terreno profundamente ligado à comunidade local.

Edifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Fotografia de Interiores, Cadeira, Porta
© Toshiyuki Yano
Edifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Imagem 23 de 24
Plantas
Edifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Fotografia de Interiores, Porta, Cadeira
© Toshiyuki Yano

O edifício é estruturado como uma casa geminada tridimensional em que uma loja de vinhos no andar térreo, a casa de uma avó, uma cantina e a casa do proprietário estão empilhadas em espiral ao longo de uma encosta. Cada qual pode ser considerado um espaço independente, mas, uma vez que estão organicamente conectados, o todo pode ser considerado uma casa.

Edifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Fotografia de Interiores
© Toshiyuki Yano

A loja de vinhos assume o relacionamento com a comunidade local, e os idosos que visitam os hospitais próximos podem passar pela cafeteria. Visamos uma arquitetura que pudesse formar naturalmente uma relação aberta. Não há degraus dentro do prédio, e cada cômodo é acessado por uma encosta externa.

Edifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada
© Toshiyuki Yano
Edifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Imagem 24 de 24
Corte

Conforme a espiral é escalada, é possível sentir a paisagem da cidade em várias direções e alturas. Essa mudança de altura traz mudanças também no piso e no teto do espaço interior, e os cômodos são criados com aberturas para o ambiente circundante através da encosta.

Edifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Toshiyuki Yano

O edifício está conectado a quatro ruas, incluindo um beco entre os volumes adjacentes. Sua a inclinação forma uma relação com cada rua como uma extensão da entrada do santuário e do próprio espaço público.

Edifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Toshiyuki Yano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saiki, Oita, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício SJ / Takao Shiotsuka Atelier" [SJ Building / Takao Shiotsuka Atelier] 13 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956470/edificio-sj-takao-shiotsuka-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.