Apartamento RSM / Mínimo Arquitetura e Design

Apartamento RSM / Mínimo Arquitetura e Design

© Joana França© Joana França© Joana França© Joana França+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  77
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Duratex, AutoDesk, Decortiles, Portinari, Quina Azuleijaria
  • Arquitetos Responsáveis:William Veras, Heloísa Moura, Alessandra Leite
  • Colaboradores:Mariana Oliveira
  • Estagiários:Henrique Lobo, Ana Daher, Constanza Manzochi
  • Cidade:Brasília
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Joana França
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. A planta original do apartamento era composta por sala, cozinha fechada, uma pequena varanda, 3 quartos e dependência de serviço. A proposta consistiu em aumentar a sala, transformar um dos quartos em área de estar, incorporar a varanda à sala, transformando a dependência em closet e o pequeno banheiro de serviço em área de serviço, e dessa forma aproveitar a instalação hidráulica existente.

© Joana França
© Joana França
Planta
Planta
© Joana França
© Joana França

A sala de estar foi dividida em 2 funções principais: jantar, estar e sala de tv sendo que uma porta de correr e uma cortina que fecha e isola os dois espaços, possibilitando outras funções como quarto ou escritório por exemplo.  A cozinha foi integrada à sala por meio da demolição da parede existente, no lugar foi desenhado um móvel flutuante que abriga a adega e serve como apoio tanto para a cozinha quanto para o jantar. Nas áreas de estar e jantar optamos por tons neutros e claros para ampliar mais o espaço e deixar uma atmosfera mais leve, enquanto as cores foram colocadas de forma mais pontual, em objetos, adornos, quadros e nos armários da cozinha.

© Joana França
© Joana França
© Joana França
© Joana França

O ponto focal do apartamento é o painel de azulejos Boomerang da Quina Azuleijaria, que em conjunto com o tom verde real da Duratex, escolhido para revestir os armários da cozinha, quebram a neutralidade das demais paredes.

© Joana França
© Joana França

No quarto do bebê os desenhos geométricos em tons de azul, cinza e branco das paredes contrastam com o amarelo do mobiliário que abrigam os brinquedos. No quarto de casal optamos por um painel geométrico em porcelanato (Tavola Decor Mix NAT RET 58x58cm- Portinari) que disfarça a entrada do closet e do banheiro. O banheiro de casal foi ampliado, usando o espaço da antiga dependência, criando uma área para a bancada compartilhada com a área do closet. No espaço antigo do banheiro ficaram apenas o chuveiro com uma porta independente à direita da bancada e o vaso sanitário por meio de outro acesso independente à esquerda da bancada. O banheiro social foi mantido na sua configuração original, alterando apenas acabamentos.

© Joana França
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasilia - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento RSM / Mínimo Arquitetura e Design" 04 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956260/apartamento-rsm-minimo-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.