Casa Barbosa / CB ARQUITECTURA

Casa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Fotografia de Interiores, Cerca, Corrimão, TerraçoCasa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Mais Imagens+ 26

Sermonde, Portugal
  • Arquitetos Responsáveis: Mário Cunha, Nuno Barbosa
  • Cidade: Sermonde
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote de gaveto de forma triangular, com ruas a nascente e sul é o lote de remate de um loteamento de 26 lotes. A habitação de um piso, tem uma implantação triangular pré-estabelecida que se vai desconstruir a nascente, originando os volumes dos quartos e o volume dos serviços. Este último, faz a transladação a norte onde se abrem a cozinha a lavandaria e o acesso à cave.

Casa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Fotografia de Interiores, Fachada
© Nelson Garrido

A sul, um volume cego para a rua é entalhado por duas curvas que definem a entrada: a curva da pala e a do vidro curvo do vão de entrada. A esta composição acrescenta-se a materialidade do reboco branco da fachada e do betão aparente dos muros de vedação, finalizada pelo apontamento do lanternim cónico que sobressai da cobertura.

Casa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nelson Garrido
Casa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Imagem 28 de 31
Planta - Térreo
Casa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Nelson Garrido

A poente abre-se a sala, marcada por uma generosa pala que faz ainda um apontamento na fachada sul, o conjunto é rematado a poente pelo corpo dos anexos em betão aparente.

Casa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada
© Nelson Garrido

A organização espacial é marcada por um pátio central com um espelho de água que enfatiza o momento de entrada na casa e separa fisicamente a sala da zona de serviços. A nascente, os quartos. Na cave uma garagem de grandes dimensões e áreas de serviços de apoio.

Casa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Fotografia de Interiores, Banheiro, Iluminação, Bacia Sanitária, Janela
© Nelson Garrido
Casa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Imagem 30 de 31
Cortes
Casa Barbosa / CB ARQUITECTURA - Fotografia de Interiores
© Nelson Garrido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Barbosa / CB ARQUITECTURA" 02 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956203/casa-barbosa-cb-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.