Centro de Eventos Matrimoniais Nanshan / URBANUS

Centro de Eventos Matrimoniais Nanshan / URBANUS - Imagem 2 de 54Centro de Eventos Matrimoniais Nanshan / URBANUS - Imagem 3 de 54Centro de Eventos Matrimoniais Nanshan / URBANUS - Imagem 4 de 54Centro de Eventos Matrimoniais Nanshan / URBANUS - Imagem 5 de 54Centro de Eventos Matrimoniais Nanshan / URBANUS - Mais Imagens+ 49

  • Arquitetos: URBANUS; Fu Zhuoheng, Zhang Zhen (arquitetura), Wei Zhijiao (paisagismo)
  • Fotógrafo
    Fotografias:MengYan, Wu Qiwei

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na China, a imagem do cartório de registro de união civil costuma estar intimamente associada a institutos governamentais. Além disso, o cartório, como parte do Departamento de Assuntos Civis, também conecta o casamento à complicada e tediosa burocracia. Devido a essa burocratização do processo matrimonial, o momento supostamente romântico e emocionante do registro do casamento se transforma em experiência mecanizada e formal. Por isso, Nanshan é uma nova tipologia arquitetônica: por um lado, os arquitetos esperam trazer uma nova identidade para o processo de registro de casamento; e por outro lado, oferecem diferentes tipos de espaço público para outros usuários da cidade. Além disso, redefine a identidade e a monumentalidade do edifício do governo e encurta a distância entre os cidadãos e os governantes.

Centro de Eventos Matrimoniais Nanshan / URBANUS - Imagem 7 de 54
© MengYan, Wu Qiwei

A estratégia de projeto é acomodar um centro de registros matrimoniais moderno com programas bem integrados. O local do projeto está a nordeste do Lijing Park no distrito de Nanshan, Shenzhen, com o tamanho de cerca de 100 metros de comprimento e 25 metros de largura. O volume principal fica no lado norte do terreno, próximo à esquina da rua. Um pequeno pavilhão do lado sul está conectado ao volume principal por duas pontes flutuando sobre um espelho d'água. Esse arranjo não apenas revela o sentido cerimonial do casamento, como também indica o prédio principal como um marco urbano simbólico.

Centro de Eventos Matrimoniais Nanshan / URBANUS - Imagem 8 de 54
© MengYan, Wu Qiwei

A ideia-chave deste projeto é exemplificar a experiência de quem circula no edifício. Um caminho em espiral contínuo conecta facetas da experiência de forma sequencial: chegar, aproximar-se do salão nupcial com o foco nos parentes e amigos, tirar fotos, esperar, registrar, subir, ver, descer, passar pelo espelho d'água e se reunir com convidados. A edificação foi projetada especificamente para criar essa memória.

Centro de Eventos Matrimoniais Nanshan / URBANUS - Imagem 49 de 54
Análise de Fluxos

A abordagem explora como situar um edifício governamental específico no tecido urbano existente de comunidades residenciais. Os pequenos espaços são divididos para criar uma relativa privacidade. A pele do volume é separada em uma estrutura de duas camadas, com a primeira camada usando chapas perfuradas de alumínio para revelar o interior e a segunda usando panos de vidro para fornecer uma estrutura à prova de intempéries. O espaço interno e a fachada externa permanecem brancos para enfatizar a atmosfera espiritual do casamento.

Centro de Eventos Matrimoniais Nanshan / URBANUS - Imagem 3 de 54
© MengYan, Wu Qiwei

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Changxing Rd. & Nantou, Nanshan, Shenzhen,China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Eventos Matrimoniais Nanshan / URBANUS" [Nanshan Wedding Center / URBANUS] 06 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956201/centro-de-eventos-matrimoniais-nanshan-urbanus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.