Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO

Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de ExteriorParque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior, JardimParque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior, JardimParque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Interiores, Concreto, PilarParque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Mais Imagens+ 27

Guangdong, China
  • Arquitetos Responsáveis: Ruihua Liang, Danxia Huang
  • Equipe De Projeto: Ruihua Liang, Danxia Huang, Mengbi Du
  • Clientes: Meilin Sub-district Office of Shenzhen Futian District
  • Gestão De Projeto: Shenzhen Center for Design
  • Equipe De Urbanismo: Lei Liu,Ya Liu, Ying Ye
  • Construtor: Shenzhen Institute of Building Research Co.,Ltd.
  • Consultor Artístico: Shenzhen Center For Public Art(Shenzhen Sculpture Academy)
  • Artistas: Xiaozheng Lv (Seeking For Plum Blossom), Yuanliang Lu(Witness), Guodong Liu(Flowers Blooming)
  • Cidade: Guangdong
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior
LOGO installation. Image © Ruihua Liang

Terreno ocioso por 20 anos
A área de Meilin, localizada no norte do Distritito de Futian, na China, é considerada os "fundos" da região e apresenta uma mistura de funções como vilas urbanas, casas antigas e áreas industriais. Os edifícios estão envelhecendo, porém, sua qualidade construtiva e de arquitetura não são muito altas,  o que cria uma série de "pontos cegos" no tecido urbano nessa região. O Parque Comunitário de Meifeng está localizado na intercessão da Rua Zhongkang com a Beihuan e ocupa uma área de mais de 4.5 mil metros quadrados. Originalmente, o terreno pertencia a uma propriedade maior da Linbian Community, porém, devido às disputas entre o proprietário e a empresa de investimentos, o terreno foi fechado nos anos 2000. Desse conflito, a infraestrutura pública acordada pela empresa não foi realizada, e os proprietários ficaram muito sensíveis à construção no terreno. Eles têm resistido repetidamente quanto ao desenvolvimento do lote, o qual está ocioso há quase 20 anos.

Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior
Vista aérea do parque e da cidade. Imagem © Ruihua Liang
Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior, Jardim
Jardim de crack natural e selvagem. Imagem © Ruihua Liang

Em março de 2019 o Shenzhen Urban Design Promotion Center foi procurado pela Rua Meilin para lançar o concurso "Xiaomeisai Urban Micro Design · Melin Action", o qual mobilizou escritórios de arquitetura, agências de serviço de planejamento comunitário, designers profissionais, residentes e terceiros na forma de oficinas. A equipe mista com cinco consultores, Shenzhen Self-Organized Space, ganhou o concurso e pode participar da concepção e da construção do parque.

Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior
Interação das árvores ondulante Imagem © Ruihua Liang
Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior, Jardim
O jardim torna-se um playground para as crianças brincarem e correrem. Imagem © Ruihua Liang

O terreno
O terreno é todo murado, o piso é cimentado e há uma diferença de nível entre o terreno e o entorno. Antes do projeto, o terreno estava ocupado por um estacionamento, e devido ao longo período ocioso, algumas partes do terreno viraram depósito indevidos de resíduos. A vegetação ao redor do local e o ambiente hostil contrastam com as partes residenciais do bairro e as ruas além do muro. Nesta região adensada, um terreno abandonado é extremamente incompatível com o ambiente circundante.

Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
Before& after the reconstruction. Image © Ying Ye
Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
Vista aérea do parque e da cidade. Imagem © Ruihua Liang

Estratégia de Projeto
O projeto é baseado em três conceitos, amplitude, ecologia e diversidade. Primeiramente houve um reconhecimento cuidadoso do terreno e do entornon e em seguida as paredes foram removidas, para abrir os limites do parque e torná-lo acessível às ruas e agrupamentos da região. O piso cimentado foi removido para estabelecer uma base ecológica e fazer o terreno respirar. O projeto se propõe a melhorar a rede viária, e também aumentar os serviços básicos oferecidos, e ainda, garante a criação de vários locais para recreação e entretenimento como parquinhos para crianças, praças, corredores de exposições e pistas de corrida, criando um ambiente seguro e confortável aos usuários. Este parque comunitário transforma o terreno abandonado em um parque urbano o qual traz novos ares à vizinhança.

Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Interiores
Praça de eventos escalonada perto da rua da cidade. Imagem © Ruihua Liang
Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Interiores, Madeira
Step Activity Plaza. Imagem © Ruihua Liang
Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior
Interação das árvores ondulante Imagem © Ruihua Liang

Respirando terra
O piso cimentado não proporcionava a diversidade querida para esse projeto, então o primeiro passo é quebrar o chão de concreto e deixar a terra respirar novamente para construir um novo ecossistema. Usando blocos de concreto quebrados para criar uma microtopografia, os velhos blocos de concreto e as plantas nas rachaduras formam uma simbiose harmoniosa. O jardim selvagem também se tornou um playground para as crianças brincarem e correrem.

Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior, Madeira
Step Activity Plaza. Imagem © Ruihua Liang
Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior, Jardim
O jardim rachado por onde passa a rede de estradas. Imagem © Ruihua Liang

Paisagem de baixo custo
Devido ao curto período de construção e baixo custo, este projeto traz diferenças das construções comuns de parques e espaços públicos. O projeto adota estratégias de baixo custo e baixa manutenção, como o uso de  blocos de concreto, os quis foram empilhados para formar um jardim de fendas microtopográficas; pequenos fragmentos que são usados como materiais para encher gaiolas de pedras, por exemplo, enquanto fragmentos menores são usados como camadas de cascalho, subterrâneas, para fazer o fundo de valas para drenar a água da chuva de infiltração na terra quando necessário. Em termos do paisagismo, espécies de árvores locais com especificações menores são selecionadas para o crescimento natural. Gramíneas ornamentais de baixa manutenção e flores silvestres são selecionadas para o plantio natural de plantas de fundo.

Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Interiores, Concreto
Galeria de arte de lazer. Imagem © Ruihua Liang
Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Interiores, Concreto, Pilar
Galeria de arte de lazer. Imagem © Ruihua Liang

Diversidade ao comportamento público, em coletivo
Antes de o local ser reformado, era uma terreno ocioso, com a qual ninguém se importava. O entorno apresenta um fluxo constante de veículos e pessoas todos os dias, e não havia atividades públicas tanto quanto hoje em dia. Após a reforma, o projeto guia os residentes da região e visitantes para as atividades do parque, o qual proporciona atividades sociais, de descanso, atividades para pais e filhos, exercícios, brincadeiras e várias atividades realizadas de tempos em tempos. A abertura do parque permite que todos sejam iguais, e tenham a oportunidade de desfrutar do sossego e do descanso.

Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior, Jardim
O jardim torna-se um playground para as crianças brincarem e correrem. Imagem © Ruihua Liang
Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO - Fotografia de Exterior
The old concrete blocks live in harmony with the plants in the gap. Image © Ying Ye

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Meilin Street, Futian District, Shenzhen, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Comunitário Meifeng / ZIZU STUDIO" [Meifeng Community Park / ZIZU STUDIO] 08 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956190/parque-comunitario-meifeng-zizu-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.