Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos

Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Fotografia de Interiores, VigaCasa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Mais Imagens+ 18

Frutillar, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografías:Pablo Casals Aguirre
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Archicad, Artlantis, AutoCAD, CHC, CMPC, Casa Mobili, GLASSTECH, Maderas Rosas, Opendark, Volcan
  • Arquitetos Responsáveis : Juan Pablo Duarte Macaya, Hernán Fournies Aracena
  • Construtora: DF Constructora
  • Colaboradores: Gonzalo Velásquez Fonseca
  • Cidade: Frutillar
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno onde esta casa foi construída está inserido em um bosque nativo, na Bacia do Lago Llanquihue, no sul do Chile, região caracterizada por suas paisagens naturais, vegetação abundante e clima frio e chuvoso. A linguagem da casa foi inspirada nos galpões presentes na região dos lagos, que são ícones da paisagem e marcas da identidade local. Se destacam pela sua simplicidade geométrica, que contrasta com a natureza ao mesmo tempo que, através das proporções e texturas, constrói um diálogo com ela. O projeto busca resgatar a riqueza do sistema construtivo e das estruturas desses galpões. A madeira é tema central do projeto, como estrutura e como revestimento. 

Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals Aguirre
Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Imagem 21 de 23
Planta - Pavimento Térreo
Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Pablo Casals Aguirre
Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Imagem 20 de 23
Planta 1º Pavimento
Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Pablo Casals Aguirre

A paisagem natural é reconhecida como protagonista do lugar, razão pela qual se propõe uma paleta de cores limitada, de forma a que a paisagem se destaque no contexto. O revestimento em pinho tratado termicamente, a telha de lariço e a estrutura também em pinho são materiais vivos que evidenciam a passagem do tempo, tal como a natureza que os rodeia. A casa está localizada a sul de uma clareira na mata, garantindo assim a insolação o maior número de horas do dia sem intervir na vegetação existente. O acesso e o estacionamento estão ao sul da casa, libertando a zona norte como principal espaço mantido ao natural. A casa é definida a partir de uma seção de 8 x 8 metros, compostos por conjuntos de pilares e treliças de pinho, espaçadas a cada 2,4 metros. A modulação proposta responde aos formatos de comercialização de elementos de madeira no Chile. O pé direito no piso térreo é estabelecido pelos pilares de 2,4 metros, enquanto, para a treliça, são propostos 4 metros, dimensão que permite ganhar pé direito e habitar a referida estrutura, bem como dar solução às águas pluviais. A estrutura proposta define a espacialidade de todas as áreas comuns, assim, a entrada é resolvida através de um terraço exterior coberto, da onde se acessa um espaço comum com pé-direito duplo, que inclui sala de estar, sala de jantar e cozinha, no térreo, e uma sala de estar no primeiro pavimento. 

Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals Aguirre
Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals Aguirre

Os dormitórios principais e as áreas comuns estão orientados para o norte, buscando aproveitar as vistas. As áreas molhadas foram agrupadas e orientadas ao sul, olhando para a parte mais densa do bosque. Esse zoneamento se reflete na diferença de fachada. A fachada norte apresenta materiais translúcidos, criando uma relação fluída com o contexto, enquanto a fachada sul é fechada com rasgos pontuais que solucionam a ventilação das áreas molhadas. O primeiro pavimento também abriga dormitórios de visita e uma sala de estar com varanda. Por último, ao sul e perpendicular à casa, propõe-se um volume de serviços cuja neutralidade geométrica funciona como um contraponto a geometria do volume principal. 

Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals Aguirre
Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Imagem 14 de 23
Elevação - Oeste
Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Pablo Casals Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos" [Casa Frutillar / Duarte Fournies Arquitectos] 06 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956121/casa-frutillar-duarte-fournies-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.