Edifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade

Edifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, AidoEdifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Interiores, Porta, Janela, CorrimãoEdifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Tijolo, FachadaEdifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Mais Imagens+ 15

  • Texto: Valério Romão
  • Arquitetura: LuÍs Rebelo de Andrade, Rita Medina, Raquel Jorge, Pedro Duarte Silva, Madalena Rebelo de Andrade
  • Coordenação De Obra: Outdoor Consultores
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© João Guimarães

Descrição enviada pela equipe de projeto. No 156 da Rua da Junqueira, existia anteriormente um banal portão de garagem como muitos que se podem ver na cidade. Por detrás desse portão, uma passagem terminando num arco de pedra, desembocava num terreno com três armazéns devolutos. A única semelhança com a realidade actual é o arco, que se mantém. Tudo o resto mudou para melhor.

Edifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Tijolo, Fachada
© João Guimarães
Edifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Imagem 19 de 20
Planta
Edifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Jardim, Aido
© João Guimarães

Mesmo ao lado do Chafariz da Junqueira, o 156 da Rua da Junqueira é mais um segredo bem guardado da cidade de Lisboa. Ao passante desavisado, nada diz. Mas quem cruza, por algum motivo, o portão de ferro que substitui a anterior porta de chapa, depara-se com uma realidade impassível de ser antecipada. Os antigos armazéns deram lugar a um condomínio moderno com duas filas de casas separadas por uma área comum ajardinada. As casas, concebidas numa linguagem tão sóbria como clara, evocam os antigos armazéns por via dos tijolos que recobrem as fachadas e do ferro que pontua alguns elementos arquitectónicos.

Edifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© João Guimarães
Edifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Imagem 20 de 20
Croqui
Edifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Interiores, Cozinha
© João Guimarães

Embora seja um condomínio fechado, não nos sentimos emparedados. Os edifícios recebem a luz do sol e o arvoredo envolvente não permite que o olhar fique detido nos muros que o circundam. Com uma amplitude que excede os seus limites físicos e embora transmitindo uma sensação de recolhimento, não causa qualquer transtorno de isolamento. A virtude cardinal desde projecto é mesmo esta: a forma como liga interior e exterior, liberdade e privacidade, passado e presente. O difícil equilíbrio resultante do diálogo que mantém com tantos elementos tendencialmente contrários é o ponto arquimédico da sua habitabilidade.

Edifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Corrimão
© João Guimarães
Edifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada
© João Guimarães

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Junqueira 156 / Luís Rebelo de Andrade" 28 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955799/edificio-junqueira-156-luis-rebelo-de-andrade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.