Apartamento Aleixo Garcia / Antonio Armando de Araújo - Arquitetura e Design

Apartamento Aleixo Garcia / Antonio Armando de Araújo - Arquitetura e Design

© Julia Ribeiro© Julia Ribeiro© Julia Ribeiro© Julia Ribeiro+ 25

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Julia Ribeiro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Brentwood, DIESEL, Decora Cortinas, Estar Móveis, Florence, I.S.B Marcenaria, Ilustre Móveis, Loiel, Romulo Fialdini, Signify, Suvinil
  • Arquiteto Responsável:Antonio Armando de Araújo
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desejo dele era que a casa foi funcional, minimalista pegada industrial e tivesse pronta para receber os amigos por tanto as peças que ficariam no meio deveriam ser fácil manuseio algo que consiga circular pois poderia virar uma posta de dança a qualquer noite. O Caio não queria nada na sala queria uma sala com muito espaço e como fazer isso sem parecer muito vazio? Isso foi uma preocupação grande com isso pensamos na tv na parede das janelas e apenas uma mesa de centro de tora de madeira e de fácil manuseio uma vez que ela não é grande. O destaque maior sem dúvida é a iluminação e o painel ripado no meio da sala. A base é neutra, mas tem cores nos moveis e objetos como o amarelo o verde e preto. e o material predominante é o cimento queimado e madeira. O projeto se divide em cozinha, sala de estar, dormitório, closet, banheiro e uma varanda, mas a lavanderia o cliente optou em não ter máquina de lava por já ter a lavanderia coletiva e a lavanderia virou área de fumante. O projeto nos levou para o estilo industrial mesclado com contemporâneo.

© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

Conceito de loft. Na cozinha, os destaques ficam também para os azulejos patchwork Eliane a prateleira inferior em madeira Tauairi e os armários em laca acetinada da Florence. Na lavanderia, o Caio queria uma área para fumantes em função de receber muitos amigos e fazer muitas festas criamos na lavanderia escondemos o aquecedor e a condensadora atrás das ripas feitas em mdf preto, colocamos um banquinho e pequeno jardim vertical deixando o mais atrativo. Para a sala de jantar, o detalhe maior fica por conta do lustre da Diesel que é feito de vidro soprado a mão metalizado e tem aço niquelado. E a mesa de jantar é laca amarela alto brilho e a a parede de placas de concretos e um espelho que reflete toda cozinha e parte do apartamento.

© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

No living, quando o Caio morava no EUA viu em algum lugar um móvel retangular que percorria em toda parede do apartamento e a inspiração da estante retangular veio dessa lembrança. Criamos uma espécie de estante baixa que tem função de acomodar livros, decor tem função também de mesa lateral e vira até banco com futon. O painel que divide sala e quarto é em madeira maciça Frejo elas abrem e fecham. O sistema foi desenvolvimento em serralheria são 3 peças colocadas horizontais no alumínio natural nessas peças de alumínio tem o sistema de abre e fecha que lembra muito a um basculante de janela! O sistema fecha totalmente ou integral conforme ele quer. No dormitório também tudo foi desenhado desde a cama em mdf preto o painel cabeceira em madeira Frejo e filete preto em mdf e criado mudo também em mdf preto. Posso dizer que a iluminação foi o partido do projeto o Caio já sabia exatamente o que queria! Tubulações de cobre aparentes com o sistema inteligente das lâmpadas da Philips Hue...

© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

A ideia era mesmo que a noite o apartamento se transformasse mudasse o cenário totalmente para balada! Todo apartamento tem as lâmpadas inteligentes da Philips Hue tem automação no apartamento todo é controlada por voz e pelo equipamento Bridge e A iluminação tem algumas cenas padrão são criadas automaticamente para cada ambiente, e também tem outro detalhe a iluminação vai mudando conforme a música que estar tocando! Funciona também pela "Alexa". Gosto de tudo no apartamento. Me agrada muito esse tipo de projetos que possibilitam esse tipo de integração. E por mais que seja tudo integrado conseguimos deixar o dormitório num local com bastante privacidade sendo que ele super participa do restante do projeto.

© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

Gosto muito dos brises e da iluminação com proposta de mudar de cores. O apto tem muito do que gostamos de fazer, integração total com os ambientes e tem muitos materiais que a gente ama aplicar em nossos projetos. Por ser tudo integrado gosto do conjunto como um todo. Fico um pouco dividido entre o living e o dormitório e a iluminação acredito que seja os três pontos mais altos do projeto. O por do sol de lá é a coisa mais linda a sobra que os brises projeto nesse horário é uma coisa única.

© Julia Ribeiro
© Julia Ribeiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bairro Itaim Bibi, São Paulo - Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Aleixo Garcia / Antonio Armando de Araújo - Arquitetura e Design" 26 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955658/apartamento-aleixo-garcia-antonio-armando-de-araujo-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.