Seminário Comuns Urbanos: formulações e experimentos na América Latina

Chamada aberta para apresentação de trabalhos acadêmicos e práticas não acadêmicas:

O Grupo de Pesquisa CUAL - Comum Urbano na América Latina tem o prazer de convidar para o primeiro seminário “Comuns Urbanos: formulações e experimentos na América Latina”, como forma de estabelecer uma plataforma de encontro para pesquisadores, professores, arquitetes, fazedores envolvidos na produção de pensamento, debate, experiência sobre o comum urbano. Entendendo a noção de comum como construção coletiva e princípio político, que propõe uma certa comunalidade da vida construída no cotidiano e opera nas fissuras entre Estado e mercado. As variadas perspectivas e possibilidades abertas a partir do comum são exploradas nas articulações sugeridas pelos eixos temáticos, em abordagens descritivas ou conceituais. O evento, assim como a organização do mesmo, partem de um trabalho coletivo e comprometido criticamente com a construção de uma sociedade equitativa, inclusiva, colaborativa e democrática.

O objetivo do seminário é estruturar uma rede que possa alimentar práticas, estabelecer diálogos, explorar hipóteses, fomentar o pensamento e as trocas dentro e fora do ambiente acadêmico. Para tanto, busca-se promover o intercâmbio entre saberes e formas de atuação. O Seminário será operacionalizado tanto através de produções acadêmicas, quanto de explorações e experimentações com o comum, incluindo ensaios, produções audiovisuais, performances, relatos etnográficos, e oficinas. Prevê-se que a dinâmica se estabeleça por rodas de hipótese, nas quais os proponentes de trabalho e os ouvintes dialoguem e criem coletivamente produtos originais como reverberações do seminário. Assim, os diálogos abertos não ficarão restritos à temporalidade do evento, mas os desdobramentos resultantes das reflexões coletivas alimentarão um acervo digital que pode incluir ensaios fotográficos, textos para e-book, intervenções, vídeos, entre outros.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Comuns Urbanos: formulações e experimentos na América Latina" 22 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955583/seminario-comuns-urbanos-formulacoes-e-experimentos-na-america-latina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.