Casa de Madeira, Palha e Cortiça / LCA architetti

Casa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Fotografia de Exterior, FachadaCasa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Fotografia de Interiores, Armário, PortaCasa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Fotografia de Exterior, FachadaCasa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Fotografia de InterioresCasa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Mais Imagens+ 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simone Bossi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Falegnameria Codar, SMP serramenti, Tecnosugheri
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Fotografia de Exterior
© Simone Bossi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa projetada por LCA architetti (Luca Compri Architects) é uma edificação sustentável caracterizada por uma arquitetura extremamente simples.

Casa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Imagem 20 de 26
Planta - Térreo

A propriedade está localizada em uma pequena cidade perto de Milão e seus proprietários são um jovem casal de cientistas da computação que decidiram viver e trabalhar em contato próximo com a natureza.

Casa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Fotografia de Exterior, Fachada
© Simone Bossi

A edificação está localizada no limite da aldeia e tem vista para um pequeno bosque de acácias.

Casa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Fotografia de Interiores, Vidro
© Simone Bossi

No térreo encontramos a entrada, a cozinha, um quarto, um escritório, dois banheiros, uma lavandaria e uma ampla sala de estar; no mezanino encontra-se uma pequena academia, um quarto, um banheiro e um escritório com vista para a sala de estar.

Casa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Fotografia de Interiores, Porta
© Simone Bossi

O centro da casa é caracterizado por um espaço de pé-direito duplo com abundância em luz natural, totalmente envidraçado ao norte e parcialmente ao sul para estabelecer um diálogo direto com a paisagem externa livre de paredes que obstruam a vista. O espetáculo único e maravilhoso do céu, do campo e da floresta são uma presença constante no dia a dia da casa e das pessoas que ali vivem.

Casa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Imagem 21 de 26
Planta - Primeiro Pavimento

Por fora, a simplicidade da composição arquitetônica lembra as pequenas fazendas e celeiros da zona rural da Lombardia, tornando a casa uma edificação primitiva desprovida de qualquer elemento não essencial.

Casa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Fotografia de Interiores
© Simone Bossi

A natureza também orienta a escolha dos materiais de construção: madeira para a estrutura de base, palha de arroz e cortiça como isolantes; os acabamentos interiores e móveis são em pedra e madeira de carvalho.

Casa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Fotografia de Interiores
© Simone Bossi

O único “capricho” decorativo diz respeito ao tratamento superficial do isolamento externo em cortiça: as chapas foram pantografadas em 3D e decoradas de forma excêntrica - em nítido, mas deliberado, contraste com a alma da casa - a naturalidade do material torna as fachadas da casa vivas e vibrantes de luz.

Casa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Fotografia de Interiores
© Simone Bossi

Pretendeu-se enobrecer elementos (cortiça e palha) para realçar as suas características únicas não só em termos de sustentabilidade, eficiência e durabilidade mas também, e sobretudo, de beleza estética.

Casa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Fotografia de Exterior
© Simone Bossi

O volume é autoalimentado graças aos aportes de energia solar passiva e ativa, eliminando consumos e emissões de C02; os materiais usados são quase totalmente naturais e podem ser facilmente reciclados assim que a edificação for desativada.

Casa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Imagem 23 de 26
Corte Longitudinal

A vontade do arquiteto e dos clientes era trabalhar num projeto ecológico, eticamente correto, com uma alma simples e natural, com uma arquitetura nua, quase primitiva.

Casa de Madeira, Palha e Cortiça  / LCA architetti - Fotografia de Exterior
© Simone Bossi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Madeira, Palha e Cortiça / LCA architetti" [The House of Wood, Straw and Cork / LCA Architetti / luca compri architetti] 27 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955537/casa-de-madeira-palha-e-cortica-lca-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.