Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion

Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 2 de 55Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 3 de 55Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 4 de 55Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 5 de 55Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Mais Imagens+ 50

  • Arquitetos: studio_suspicion
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  286
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Edward R. Jr.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  LG System Window, Robert McNeel & Associates
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 19 de 55
© Edward R. Jr.

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Stay_Soar é um edifício habitacional multifamiliar localizado na Rua Yangjaecheon Cafe, em Seul, Coreia do Sul. Ao todo, a estrutura conta com 12 unidades residenciais e uma loja no térreo, somando uma área total de pouco mais de 285 metros quadrados. Tal relação, só foi possível porque a área do espaço de uso comum no térreo foi reduzida ao mínimo, incorporando uma área adicional de mezanino. Desta forma, procuramos revelar este empilhamento de várias unidades residenciais de área mínima na fachada, revelando-as através da volumetria do próprio edifício e na disposição de suas aberturas. Outro elemento formal importante é a inclinação da fachada que se transforma, na parte superior, na própria cobertura do edifício. O desalinhamento entre as duas metades é o resultado do movimento criado pelos meio níveis que organizam a estrutura do edifício em planta e corte.

Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 2 de 55
© Edward R. Jr.

Como decidimos por pintar a maioria das paredes externas de branco, incluindo a parede inclinada da parte mais elevada do volume, buscamos utilizar soluções de baixa manutenção porém, eficientes e duradouras. Para isso foi preciso desenvolver alguns detalhes especiais e pouco utilizados em estruturas similares. Além disso, tivemos a oportunidade de testar algumas soluções e avaliar o desempenho de cada uma delas antes de aplicá-las à estrutura do edifício, o qual foi posto à prova já durante o processo de construção que se arrastou desde o início do período seco até o fim da estação mais chuvosa do ano na Coreia. A escada, que a partir do 4º pavimento se projeta para fora do edifício, foi executada em concreto aparente, assim como o piso deste terraço elevado. O piso da escada e dos corredores, por sua vez, foram revestido com um acabamento em resina de cor bege.

Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 4 de 55
© Edward R. Jr.
Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 44 de 55
Planta - Primeiro Pavimento
Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 3 de 55
© Edward R. Jr.

Por se tratar de uma escada externa, fomos obrigados a utilizar uma solução de piso antiderrapante. Isso faz com que as pessoas percebam mais facilmente o fluxo das circulações do edifício, as quais se projetam para fora deste volume branco proporcionando uma dinâmica sensação de movimento. Em vez de projetarmos uma escada que servisse apenas para conduzir os moradores de um lugar para o outro, optamos por fazer desta uma espécie de espaço de convívio à céu aberto. Considerando a importância da segurança em um edifício de apartamentos, instalamos um portão com fechadura na entrada principal, além de portas com fechadura em cada uma das unidades. Deste modo, apenas as pessoas que possuem uma chave podem acessar o edifício, ou seja, somente aquelas que ali vivem. Embora o edifício não conte com um muro ou cerca, a própria estrutura contribui para a segurança dos moradores, proporcionando um equilíbrio perfeito entre a abertura e a segurança necessária.

Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 30 de 55
© Edward R. Jr.

As áreas das respectivas unidades são muito pequenas e portanto, procuramos organizar cuidadosamente a disposição das áreas molhadas, espaços complementares e até do mobiliário embutido para assim, poder melhor acomodar diferentes estilos de vida. Também nos certificamos em garantir a privacidade no interior de cada unidade, incorporando aberturas com diferentes orientações para cada apartamento. A unidade 402 revela internamente a estrutura de meio nível da estrutura do edifício. A unidade 501, que se conecta com o ático, revela uma maior sensação de profundidade entre todas as unidades do conjunto e, portanto, foi escolhida pelo proprietário do edifício como a sua nova casa. As unidades 502, 202 e 203 contam com aberturas mais generosas em relação às demais unidades, principalmente por estas estarem localizadas nas esquinas.

Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 5 de 55
© Edward R. Jr.
Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 52 de 55
Corte 1
Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 24 de 55
© Edward R. Jr.

Para as demais unidades, aquelas que contam com aberturas mais tradicionais, o espaço interior é mais amplo assim como contam com uma maior área de armazenamento e mobiliário embutido. Desta forma, os moradores podem escolher a residência que mais se adapta às suas necessidades, considerando diferentes opções de aberturas, armazenamento, e organização do espaço. Para o sucesso de um projeto residencial, é preciso que todos os envolvidos participem de todas as etapas, do projeto à construção. Neste sentido, não podemos dizer que os arquitetos fizeram um bom trabalho. Por outro lado, podemos afirmar, sem medo de ser injustos, que o empreiteiro sim, este sim fez um excelente trabalho. O empreiteiro demonstrou um profundo conhecimento técnico e soube concretizar à perfeição os desejos um tanto abstratos dos arquitetos. Onde o detalhamento do projeto executivo era insuficiente, o empreiteiro inventou suas soluções, preenchendo todas as lacunas deixadas para trás pela equipe de arquitetura. Dito isso, o processo de colaboração entre o cliente e o empreiteiro foi um sucesso.

Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion - Imagem 22 de 55
© Edward R. Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yangjae-dong, Seocho-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Stay_Soar / studio_suspicion" [Stay_Soar Housing / studio_suspicion] 01 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955411/edificio-residencial-stay-soar-studio-suspicion> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.