Casa Mais Linda / Leo Romano

Casa Mais Linda / Leo Romano - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela, Cadeira, Viga, PátioCasa Mais Linda / Leo Romano - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa Mais Linda / Leo Romano - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Terraço, AidoCasa Mais Linda / Leo Romano - Fotografia de Exterior, Escada, Jardim, Viga, AidoCasa Mais Linda / Leo Romano - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Leo Romano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Salvador Cordaro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Gil Fialho, Maranata Alumínio, Oro Stones, kitchens
Casa Mais Linda / Leo Romano - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Terraço, Aido
© Salvador Cordaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no Condomínio Terras de São José, em Itu, São Paulo, a residência de 1100m2 recebeu dos proprietários o carinhoso nome de "A casa mais linda". O terreno amplo em declive resguarda uma parcela de mata nativa. Desta forma, o projeto se apropria de tais características para a definição do partido arquitetônico. Poucas linhas definem a estrutura em concreto armado. É essa estrutura evidente que faz a volumetria parecer flutuar sobre o terreno. Os pilares são tratados como esculturas e recebem as lajes que se duplicam nas extremidades do edifício.

Casa Mais Linda / Leo Romano - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Salvador Cordaro
Casa Mais Linda / Leo Romano - Imagem 30 de 31
Fachadas
Casa Mais Linda / Leo Romano - Fotografia de Interiores, Viga
© Salvador Cordaro

Em uma dela, a academia de ginástica sobrepõe a paisagem. A inclinação natural do terreno é aproveitada ao máximo, de forma tal que o piso principal acontece "solto" do solo, como nas casas em palafitas, fazendo com que o jardim cruze toda a superfície inferior a casa. O lado mais alto do terreno preserva a mata que ladeia toda a ala dos quartos. As salas também usufruem da natureza exuberante. A planta em "L" deste piso é clara: quartos, salas, cozinha, varanda e academia estão sequenciados e contínuos, podendo ter os seus usos identificados tanto internamente como na observação externa da arquitetura Sobre o platô principal se desenvolve a piscina e outros elementos de convívio como a praça de fogo de chão.

Casa Mais Linda / Leo Romano - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela, Cadeira, Viga, Pátio
© Salvador Cordaro
Casa Mais Linda / Leo Romano - Imagem 31 de 31
Cortes
Casa Mais Linda / Leo Romano - Fotografia de Exterior, Escada, Corrimão
© Salvador Cordaro

Na parte inferior do terreno estão localizados os ambientes de apoio e serviço, como garagem, depósitos, quartos de funcionários e lavanderia. Com linguagem própria a casa se destaca do conjunto arquitetônico no condomínio no qual está inserida. Ainda que robusta no tamanho, traduz de forma poética e leve o jeito de viver dos moradores. Combina ousadia com simplicidade de materiais. Traz pra si o céu, e tem com a natureza o mais próximo dos diálogos.

Casa Mais Linda / Leo Romano - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Salvador Cordaro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mais Linda / Leo Romano" 21 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955394/casa-mais-linda-leo-romano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.