Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects

Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Fachada
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, FachadaCasa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, Escada, ConcretoCasa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Mais Imagens+ 19

Lillehammer, Noruega
  • Arquitetos Responsáveis: ohn Sanden, Ingvild Hodnekvam
  • Cidade: Lillehammer
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi projetada como uma sequência de repetições de módulos de concreto isolados. Os elementos de carga são dispostos independentemente das paredes internas, proporcionando aos clientes uma residência generosa que pode ser adaptada às necessidades de mudança. A construção racionalizada possibilitou que os clientes fizessem, eles mesmos, grande parte da construção.

Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

Os preços das casas na Noruega são altos e há poucas alternativas para o mercado de casas padronizadas. Como arquitetos, queremos contribuir com diferentes formas de vida; habitação cooperativa, habitação auto-construída, habitação intergeracional e outras formas de moradia compartilhada. Em Lillehammer, tivemos um projeto de construção destinado a uma família de três gerações. Por tratar-se de um programa relativamente grande, e de um orçamento limitado, a economia tornou-se um fator importante. Precisávamos encontrar soluções que fossem acessíveis e que se adequassem ao uso pretendido.

Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Imagem 24 de 24
Planta - Térreo

A topografia do terreno é íngreme, com uma diferença de cotas de cerca de 10 metros, dentro de um terreno de 650 metros quadrados. Uma grande parte da casa é escavada na encosta a fim de adequar o programa ao espaço limitado, e ao mesmo tempo seguir as normas de gabarito e maximizar a vista. A casa é inclinada diagonalmente, paralela à declividade do terreno, a fim de gerar espaços ao ar livre de alta qualidade em todos os lados e acessar a vista em qualquer um dos três pavimentos.

Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Imagem 21 de 24
Planta - Segundo Pavimento

Por conta do orçamento limitado e com duas fachadas parcialmente subterrâneas, escolhemos elementos pré-fabricados de concreto como o material de construção externo. Todas as fachadas, tanto acima quanto no subsolo, são feitas de concreto isolado (Cellcrete) com uma camada externa de 50mm em concreto pigmentado. O óxido de ferro é adicionado à mistura de concreto para criar uma cor vermelha distinta. As lajes são mantidas aparentes para tornar a estrutura legível.

Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

O sistema de construção racional facilita a construção, permite detalhes simples e, além disso, um custo mais baixo. As juntas visíveis entre os elementos pré-fabricados e as linhas entre as formas da concretagem geram um padrão característico nas fachadas. Os elementos de concreto são repetidos a fim de reutilizar as formas para vários elementos. O sistema repetitivo de elementos separados permite a reutilização potencial dos materiais de construção no futuro.  

Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Imagem 23 de 24
Axonométrica

A madeira é frequentemente o material de construção escolhido em projetos com alta ambição de sustentabilidade. No entanto, quando olhamos para trás, para edifícios históricos de alta qualidade, muitas vezes eles foram construídos em pedra ou concreto - materiais duros e robustos que são feitos para durar. No projeto em Lillehammer quisemos investigar como construir uma casa que pudesse absorver a evolução de seu uso como uma nova hipótese para uma arquitetura sustentável. Trata-se de uma casa que é construída para durar por meio de adaptação ou reapropriação.

Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

As paredes internas são independentes do sistema de suporte de carga, o que significa que a planta pode ser reconfigurada. A casa pode ser facilmente adaptada aos futuros moradores ou às necessidades em transformação. O interior da cozinha e da sala é revestido em pinho, tanto nas paredes quanto no teto. Quanto ao resto da casa, as lajes de concreto são aparentes. Os pisos são revestidos com argamassa de cimento padrão. Os móveis em compensado de pinho foram construídos in loco..

Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

A combinação de um sistema de construção racional e repetitivo e o esforço evidente dos clientes resultou em um custo de construção muito baixo. Através de seus próprios esforços no período de construção, os proprietários da casa adquiriram um conhecimento substancial sobre sua própria casa e sentem-se fortemente proprietários tanto do processo como do resultado final.

Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto
Cortesia de Sanden+Hodnekvam Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Concreto Vermelho / Sanden+Hodnekvam Architects" [House in Red Concrete / Sanden+Hodnekvam Architects] 21 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955356/casa-em-concreto-vermelho-sanden-plus-hodnekvam-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.