Casa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos

Casa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos - Fotografia de Exterior, Vidro, ConcretoCasa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos - Fotografia de InterioresCasa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Vidro, BanheiraCasa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos Responsáveis: Bruno Leitão, Marco Bernardino
  • Equipe De Projeto: Adriano Peixoto, Ricardo Silva, Eduarda Rocha, Helena Vilar, Catarina Silva, Ivo Silva
  • Cidade: Braga
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos - Fotografia de Exterior, Concreto
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fomos procurados por uma jovem família, que tem uma relação próxima com a arquitetura, para desenvolver um projeto que materializasse o DNA De nosso atelier, Trama Arquitetos. Além disso, indo além de um projeto harmonioso, o mesmo deveria focar nos detalhes do espaço. A intenção era surpreender, integrar o exterior com o ambiente interior, fundir espaços e criar sensações, junto a funcionalidade.

Casa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos - Fotografia de Exterior, Concreto
© João Morgado

O nome da casa reflete o papel fundamental que a vegetação nativa desempenhou durante o desenvolvimento do projeto. O terreno, em declive acentuado, é composto por um bosque de sobreiros centenários, situado no nível mais baixo. Neste contexto, a casa foi pensada para usufruir da melhor exposição solar e também das vistas sobre as serras e vales da região.

Casa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos - Fotografia de Exterior, Concreto
© João Morgado
Casa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© João Morgado

Partimos da ideia de que o piso da casa deveria estar alinhado com a copa dos sobreiros, como se fosse um jardim que flutua no horizonte. Portanto, elaboramos uma planta funcional de um único pavimento, ocupando quase toda a largura do terreno.

Casa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© João Morgado
Casa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© João Morgado

Quanto à materialidade, associamos matérias-primas e naturais que se fundissem com o entorno. Começamos com concreto, pedra, madeira e aço. Lá fora, o concreto aparente se funde sutilmente com o aço corten oxidado pelo tempo. No interior, a madeira nogueira proporciona conforto e uma relação cromática com o mármore travertino romano do pavimento e o betão aparente do tecto. Como resultado, conseguimos um projeto em harmonia com a paisagem adjascente e atemporal.

Casa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Vidro, Banheira
© João Morgado
Casa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos - Fotografia de Interiores, Madeira
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa dos Sobreiros / TRAMA arquitetos" [Cork Trees House / TRAMA arquitetos] 20 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955287/casa-dos-sobreiros-trama-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.