Apartamento Flat IO / alanprekop

Apartamento Flat IO / alanprekop - Fotografia de InterioresApartamento Flat IO / alanprekop - Fotografia de InterioresApartamento Flat IO / alanprekop - Fotografia de Interiores, CamaApartamento Flat IO / alanprekop - Fotografia de InterioresApartamento Flat IO / alanprekop - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: alanprekop
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  72
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:nora&jakub
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  HAY, Muuto
  • Arquiteto Responsável: Alan Prekop
  • Cidade: Bratislava
  • País: Eslováquia
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Flat IO / alanprekop - Fotografia de Interiores
© nora&jakub

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento está localizado em um dos bairros mais antigos da cidade de Bratislava - “500 flats“ - este povoado surgiu no início dos anos 50 e tem permanecido sem grandes projetos de regeneração ou impactos de modernização, apesar de ser rodeado pelo novo distrito financeiro e comercial de Bratislava.

Apartamento Flat IO / alanprekop - Fotografia de Interiores, Cozinha
© nora&jakub
Apartamento Flat IO / alanprekop - Imagem 29 de 30
Planta - Depois
Apartamento Flat IO / alanprekop - Fotografia de Interiores, Arco
© nora&jakub

O apartamento está localizado no quinto pavimento (de seis) e graças à sua altitude, as grandes janelas voltadas para leste e oeste são um atributo importante que cria um conceito perfeito para o interior. O que era originalmente um apartamento de 3 quartos com uma pequena área diurna segregada e desnecessária situada na entrada principal e sem qualquer luz solar direta, tornou-se um loft com amplo quarto de planta livre, sala de estar e cozinha, perfeito para um casal ou uma pequena família.

Apartamento Flat IO / alanprekop - Fotografia de Interiores
© nora&jakub

O objetivo da reconstrução era liberar espaços desnecessários e abrir o layout, o que resultou em um local claro e arejado, despojado de seus componentes centrais. Os materiais originais foram expostos e apenas as paredes de suporte foram preservadas, o que abriu o apartamento do lado oeste até o leste. O espaço é aberto a um nível que, cada cômodo não é definido por paredes, mas pelo próprio ambiente e materiais dentro do apartamento. No centro, há uma coluna conectada por uma viga de concreto com orifício redondo, criando um poderoso elemento arquitetônico no meio da disposição.

Apartamento Flat IO / alanprekop - Fotografia de Interiores, Madeira, Cadeira
© nora&jakub

O único elemento divisor no apartamento é uma construção de madeira e vidro, que está substituindo a parede de tijolos original por uma porta única. A desejada intimidade do quarto é acomodada pela construção inteligente, onde o quarto pode ser isolado fechando a divisória de madeira e puxando as cortinas. O modo diurno permite que o quarto se abra, o que adiciona a sensação de um espaço maior.

Apartamento Flat IO / alanprekop - Fotografia de Interiores, Cama
© nora&jakub

Na escolha dos materiais, o aço teve prioridade. O aço inoxidável, sendo um dos principais componentes da unidade, tem sido usado para peitoris de janelas, bancada da cozinha e moldura da entrada circular. Os banheiros foram preservados em seus lugares originais e são revestidos com chapas de metal galvanizado. Graças ao forro, as portas do banheiro ficam completamente escondidas. Isso criou a sensação de uma única unidade embutida no espaço ao redor. Outro objetivo da proposta era utilizar materiais excedentes reciclados de outros empreendimentos que seriam descartados caso contrário.

Apartamento Flat IO / alanprekop - Fotografia de Interiores
© nora&jakub

Os materiais foram recolhidos em vários locais de descarte de resíduos, tratados e, novamente, propostos no interior. Isso é proeminente na sala de estar, que é forrada com azulejos de cerâmica, com uma bancada de mais de seis metros de comprimento. Embaixo, há uma prateleira feita de blocos de concreto e vidro azul. Não há móveis embutidos no apartamento, realçando ainda mais a espacialidade do ambiente. Um guarda-roupa aberto é colocado na entrada do quarto, formando o átrio.

Apartamento Flat IO / alanprekop - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© nora&jakub

O interior é feito a partir de uma variedade de pequenos detalhes que compõem o todo. A combinação entre a luz do pôr-do-sol, chapa metálica e a icônica vista da entrada circular cria um efeito visual cotidiano muito atraente.

Apartamento Flat IO / alanprekop - Fotografia de Interiores, Armário
© nora&jakub

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bratislava, Eslováquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Flat IO / alanprekop" [Flat IO / alanprekop] 21 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955238/apartamento-flat-io-alanprekop> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.