Cervejaria Nefs / YKH Associates

Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Exterior, ConcretoCervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Interiores, ConcretoCervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Exterior, VidroCervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro, ConcretoCervejaria Nefs / YKH Associates - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: YKH Associates
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3723
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dongwook Jung
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ahyun Color, CERTES, Daehanjm, Dr. Floors Concrete Polishing, Han Glass
  • Arquiteto Responsável: Tae Sun Hong, AIA
  • Equipe De Projeto: Jaeho Shin, Heewon Kim, Dongjae Kim, Songhyun Cho, Youngmuk Bak, Jaemin Kim, Motbi Choi, Chaewan Kim
  • Cliente: Nefs
  • Construção: Dosi Construction
  • Cidade: Paju-si
Mais informaçõesMenos informações
Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Exterior, Concreto
© Dongwook Jung

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada poucos quilômetros à noroeste da capital sul-coreana de Seul, a Cervejaria NEFS encontra-se cercada pela natureza em uma área muito tranquila na região suburbana de Paju-si. Buscando responder ao desejo do cliente por um edifício icônico porém, com um orçamento bastante enxuto, sugerimos que a nova sede da cervejaria fosse construída para ser um importante lugar de encontro para a comunidade local, além de construir um espaço de diálogo com paisagem natural existente. Na etapa de anteprojeto, buscamos dar nome a cada um dos espaços funcionais da cervejaria, delineando suas formas e volumes. A partir dai, fomos moldando a envoltória do edifício, uma estrutura concebida especificamente para acolher o seu complexo programa.

Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Exterior, Concreto
© Dongwook Jung
Cervejaria Nefs / YKH Associates - Imagem 20 de 30
Planta - Térreo
Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Exterior, Vidro
© Dongwook Jung

A estrutura de concreto da parede exterior do edifício opera como um elemento de transição entre o exterior e o interior, entre a natureza e o espaço construído pelo homem. Para acentuar ainda mais este diálogo entre arquitetura e paisagem, foram utilizadas diferentes texturas e distintos grau de rugosidade de acabamento nestas superfícies. Em relação ao sistema construtivo utilizado, optamos por incorporar uma certa quantidade de matéria orgânica ao concreto, agregando um matiz natural à um edifício de estrutura inorgânica. 

Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Interiores, Concreto
© Dongwook Jung

A superfície da textura rugosa da parede de concreto foi concebida como um elemento de transição entre os espaços exteriores e interiores, de fora pra dentro, um espaço que se desdobra deste o acesso principal para o primeiro e posteriormente, o segundo pavimento. Neste segundo nível, o concreto aparente tingido de azul contrasta com os tons mais quentes do térreo, criando um espaço de atmosfera ambígua que se transforma segundo as condições específicas de iluminação.

Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro, Concreto
© Dongwook Jung

Estes elementos de acabamento de fachadas e superfícies internas foram projetados com esmero e minuciosamente testados antes do início da construção do edifício da cervejaria. Desta forma, os arquitetos chegaram a uma solução muito eficiente composta por três camadas: um sanduíche de paredes de concreto moldado in loco de 280 mm cada, e uma camada adicional de isolamento de 150 mm entre estas. A fachada exterior de concreto foi executada com toras de pinho reutilizadas, incorporando as cascas da madeira na superfície do concreto.

Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Interiores, Vidro, Viga
© Dongwook Jung

Todo o concreto utilizado na obra foi tingido com um pigmento azul-cobalto natural, o qual se revela em maior ou menor grau de acordo com o acabamento, e o qual se dissipará com o passar dos anos até desaparecer por completo. A textura da parede exterior foi concebida para proporcionar uma maior sensação de profundidade, respondendo diretamente às condições de iluminação natural ao longo do dia e do ano. Com o cair da noite, holofotes iluminam a fachada de baixo para cima, criando um novo e distinto espetáculo de luzes e sombras.

Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Exterior, Concreto
© Dongwook Jung
Cervejaria Nefs / YKH Associates - Imagem 22 de 30
Corte Ampliado
Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Exterior, Madeira
© Dongwook Jung

O layout dos diferentes espaços que compõe a estrutura funcional da cervejaria foi concebido de forma a conectar visualmente os diferentes programas do edifício; a cervejaria é composta por uma estrutura de dois pavimentos, a qual está envolta em três de seus quatro lados por diferentes funções além de contar com uma ampla fachada de vidro: o pub para a degustação das cervejas fabricadas no local de um lado, um espaço para exposições de outro e finalmente, a área administrativa da empresa. Enquanto as funções dedicadas à produção e o pub foram implantado no andar térreo, o novo espaço de exposições e as áreas administrativas foram localizadas no pavimento superior.

Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Interiores, Vidro, Viga
© Dongwook Jung

Além disso, outros programas complementares como um deque de observação, uma segunda área para degustação de produtos, uma cozinha além de um pátio ao ar livre, completam o programa do segundo pavimento. Expondo todo o processo de fabricação de cervejas em uma espécie de roteiro de visitação acessível, as áreas de operação encontram-se sempre à vista dos visitantes e clientes. O pub, no segundo pavimento, conta com acesso direto à área de produção, à varanda e também ao pátio, permitindo que os visitantes possam desfrutar da experiência ao máximo. O pátio ao ar livre e o deque de observação foram concebidos tanto para proporcionar uma melhor iluminação dos espaços interiores como para que os amantes da cerveja possam desfrutar das melhores vistas para o entorno natural enquanto degustam todas as variedades de cerveja fabricadas pela NEFS.

Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Exterior, Concreto
© Dongwook Jung
Cervejaria Nefs / YKH Associates - Imagem 26 de 30
Fachadas Norte e Oeste
Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Exterior, Concreto
© Dongwook Jung

Poucas aberturas foram incorporadas nesta massiva estrutra de concreto aparente. Desta maneira, os espaços de fabricação ao norte encontram-se protegidos da incidência direta dos raios de sol. A fachada sul, por outro lado, foi concebida de forma mais aberta, maximizando as condições de iluminação natural dos espaços de uso comum da cervejaria. O acesso, por sua vez, se dá através de uma espécie de túnel, uma  abertura profunda e relativamente pequena em comparação com a escala do edifício.

Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Dongwook Jung

Uma vez dentro deste túnel, nos deparamos com um ambiente iluminado em tons de azul, resultado direto da luz que reflete nas superfícies de concreto tingido. À leste, encontramos o acesso à área de estacionamento, oculta por uma parede de concreto em tons de azul cobalto, a qual reflete a luz do sol que penetra através de uma generosa abertura lateral. De forma geral, ao longo do percurso que permeia os espaços da cervejaria, somos convidados a descobrir diferentes texturas, cores, tons, e obviamente, sabores e aromas.

Cervejaria Nefs / YKH Associates - Fotografia de Exterior
© Dongwook Jung

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paju-si, Gyeonggi-do, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cervejaria Nefs / YKH Associates" [Nefs Brewery / YKH Associates] 22 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955219/cervejaria-nefs-ykh-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.