Fórum do Cidadão Antelia / República Portatil

Fórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Fotografia de ExteriorFórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Fotografia de ExteriorFórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Fotografia de Exterior, JardimFórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Fotografia de Interiores, ConcretoFórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Mais Imagens+ 18

Chihuahua, México
  • Equipe: Julio Suárez, Andrés Moreno, Miguel Heredia, Juan Castillo, Pavel Sánchez
  • Coordenação: Sara Mar
  • Estudantes: Alan Santana, Sonia Escárcega, Susana Millán, Santiago Martínez, Andrea Islas, Vani Gómez, Andrea De La Cruz, Sofia Díaz, Mauricio Eddy, Alejandro Londoño, Deisy Marín, María Paula Correa, Mauricio González, Gustavo Buitrago, Yael Salazar, Hugo Agredo, Yekaterina Herrera, Nancy Gúzman, Rebeca Rodríguez, Katia Álvarez, Tania Méndez, Fernanda Gutiérrez
  • Cidade: Chihuahua
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Fórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Fotografia de Exterior, Jardim, Vista Aérea
© Dès vu

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi realizado em conjunto com o ISAD, o Instituto de Arquitetura e Design Chihuahua. Desde 2015, ela oferece a "Oficina do Deserto" uma vez por ano e, ao final do curso se realiza uma intervenção na cidade. O convite feito à República Portátil na última versão (2019), cuja intervenção foi feita na Praça Merino, resultou em um espaço urbano de alto atrito e porta de entrada para o mercado popular do centro de Chihuahua.

Fórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Fotografia de Exterior, Jardim
© Dès vu

Em 2020, o projeto Fórum do Cidadão Antelia conquistou o terceiro lugar no prêmio "Firenze Entremuros" no México, dividindo os três primeiros lugares com os arquitetos Go Hasegawa e Broussin Architect. A Plaza Merino é uma das primeiras praças no centro de Chihuahua, fundada em 1709 com o nome de Plaza de la Horca. Ao longo do século XVIII foi o mercado da cidade e hoje é uma importante praça localizada na entrada do "Mercado Popular".

Fórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Fotografia de Interiores, Concreto
© Federico Campos

Devido às temperaturas extremas do local, que no verão excedem quarenta graus, o espaço dentro da praça é livre, acolhendo durante as horas de sol forte em suas bordas e beirais àqueles em busca de sombra. O visitante mais comum deste lugar é o fazendeiro tradicional, que durante o dia conversa com seus amigos e assiste em uma das doze barracas de engraxates ou "boleros" como eles os chamam em Chihuahua. Dentro da praça há um mobiliário urbano único com forma circular e, uma vez no centro, ele gera um efeito de som e reverberação ao qual os habitantes locais geralmente atribuem explicações mágicas.

Fórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Dès vu
Fórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Imagem 23 de 23
Isométrica
Fórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Fotografia de Exterior
© Dès vu

É nesse lugar que está localizado o projeto Antelia, reconhecendo seu potencial simbólico e rearticulando o espaço de encontro em torno da música. O Fórum do Cidadão é chamado Antelia pelos estudantes, aludindo a duas características da praça, o sol ardente de verão e o espaço circular onde o som é refletido. Embora este espaço seja a parte mais atraente da praça, não é possível estar nele em horários ensolarados. As condições de insolação e adaptação no tempo descrevem os parâmetros a serem considerados da arquitetura tradicional de Chihuahua. Os pátios internos, corredores, sombras dos beirais e grandes toldos que cobrem as janelas comerciais estão presentes no modo de viver o espaço externo do deserto.

Fórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Fotografia de Exterior
© Dès vu

O Fórum Cidadão Antelia não procura cobrir, mas sim sombrear o espaço circular da praça por meio de uma instalação temporária com muita presença. A estrutura dos módulos grandes e esbeltos cria uma imagem arejada ao cilindro que emerge do espaço com móveis circulares. Um revestimento em tecido revela o esqueleto do edifício, fechando o interior com um layout modular apoiado na borda mais alta da estrutura. A ideia de um tecido leve deu ao volume uma presença além do espaço imediato.

Fórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Imagem 17 de 23
Vista Explodida
Fórum do Cidadão Antelia  / República Portatil - Vista Aérea, Jardim
© Dès vu

Entre a lona interna e a borda externa da estrutura há uma galeria circular iluminada, que percorre todo o perímetro e só é interrompida em suas entradas. O piso da galeria é composto de módulos de painéis de compensado, a uma altura de 17 centímetros do solo. A pavimentação deste espaço tem um desenho de geometrias e cores feitas em série e forma a antessala ou espaço de preparação para os eventos e situações que acontecem no interior.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Plaza Merino, Bentio Juárez, Centro, Zona Centro, 31000 Chihuahua, Chih., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fórum do Cidadão Antelia / República Portatil" [Foro ciudadano Antelia / República Portatil] 19 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955167/forum-do-cidadao-antelia-republica-portatil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.